Equipes da Sias recebem oficina para desenvolvimento de atividades socioeducativas
Por: Lucas Monteiro (Programa de estágio) Supervisão: Marcelo Andrade
Representantes dos Centros de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), de Referência da Mulher (Cerem), de Referência do Idoso (CRI), de Referência de Assistência Social (CRAS) e de Referência Especializado para Pessoas em Situação de Rua (Centro Pop), orgãos ligados à Secretaria de Igualdade e Assistência Social (Sias), da Prefeitura de Sorocaba, receberam na tarde desta segunda-feira (18), uma oficina ministrada pela empresa Poiato Recicla, para o desenvolvimento de atividades socioeducativas em cada um dos centros.
A oficina teve o objetivo de fazer com que os coordenadores dos centros desenvolvam junto com a comunidade onde atendem, ações de proteção ambiental, desenvolvendo palestras de conscientização contra uso do tabaco e reciclagem de resíduos sólidos, além de proposta de oficinas com os participantes, com o material feito a partir da reciclagem das bitucas.
A empresa Poiato Recicla atua desde 2010 em Sorocaba e desde 2017 em parceria com a Prefeitura. A empresa conta com uma solução inteligente e eficaz para o descarte adequado das bitucas de cigarro, realizando a gestão completa, que abrange desde a coleta, transporte, reciclagem e a destinação final do resíduo.
Marcos Poiato, proprietário da Poiato Recicla, comenta que começou a parceria primeiramente com a Secretaria de Meio Ambiente, Parques e Jardins (Sema), instalando os coletores de bituca pela cidade, mas agora estão expandindo para outras ações que trabalhem em conjunto com a comunidade. “Trata-se de mais uma ação que faz parte da parceria que vem a agregar e fortalecer ainda mais o programa de Reciclagem de Bitucas na cidade”, falou Marcos.
Vivian Cancellara, chefe de divisão da proteção social básica da Sias, argumenta que essas medidas são importantes pois “trará mais recursos para as unidades de assistência, além de poder pensar junto com as famílias atendidas, a questão de sustentabilidade, além da prevenção e das consequências do uso do tabaco”.
Além das ações, Poiato também anunciou que os coletores de bituca estarão presentes agora, em todos os centros de referência, afim de já iniciar os trabalhos socioeducativos e que todas as pessoas assistidas pelos centros, poderão inclusive agendar visitas na empresa para poder conhecer todo o processo de reciclagem que ela pratica.
Tags:Igualdade
