Endereço: http://agencia-local.sorocaba.sp.gov.br/equipe-do-zoo-de-sorocaba-participa-do-4o-aniversario/
Acessado em: 01/12/2025 - 10h30

Equipe do Zoo de Sorocaba participa do 4º aniversário do Centro de Conservação, em Araçoiaba da Serra

Por: Letícia Campos

O Parque Zoológico Municipal “Quinzinho de Barros” de Sorocaba através da equipe técnica e de tratadores participaram, nesta manhã, das comemorações do 4º aniversário do Cecfau (Centro de Conservação de Fauna Silvestre do Estado de São Paulo). O Centro fica no município de Araçoiaba da Serra e tem como missão gerar conhecimento, desenvolver tecnologias e protocolos para a conservação da fauna silvestre por meio de trabalhos in situ (populações de espécies de ambientes naturais) e ex situ (populações de espécies de animais de ambientes não naturais) de forma integrada.

O Cecfau tem como foco promover a conservação das espécies endêmicas e ameaçadas de extinção do estado de São Paulo, podendo contemplar ainda espécies de outras regiões do país. Trata-se de um avançado centro de estudos voltado para o monitoramento ambiental, a preservação de amostras e a manutenção de recursos genéticos.

A equipe do zoológico de Sorocaba participou de uma palestra com o tema “A contribuição dos Zoológicos e Aquários na Formação e Qualificação de Profissionais para atuarem na Conservação da Fauna”, ministrada pela bióloga Mara Cristina Marques, presidente da Sociedade Paulista de Zoológicos e Aquários e pelo Núcleo de Relações Institucionais da Fpzsp (Fundação Parque Zoológico de São Paulo).

Após a palestra, os técnicos do Zoo fizeram uma visita técnica nas instalações do Centro de Conservação que possui uma área de 574 hectares e espécies cativas, mantidas no local para preservação, como por exemplo o mico-leão-preto, caso positivo que tem registro de nascimento da espécie no Centro de Conservação.

“Diante da atual situação e que vivemos, de extinção de espécies nativas, depredação ambiental e tantas outras mazelas ambientais, conhecer um Centro de Conservação que visa a reprodução de espécies ameaçadas de extinção é um privilégio, comenta o Chefe de Seção de Biologia e Veterinária, Felipe Cardoso.

“Hoje foi um dia especial, já que a equipe do Zoo celebrou, com trocas de experiências, o quatro anos do Centro de Conservação da Fauna Silvestre que tem contribuído em demasia para preservação de espécies ameaçadas de extinção”, comenta Jessé Loures, secretário da Pasta.

Muito Mais por Sorocaba!