Equipe do vôlei adaptado treina para o JORI
Por: Roberto Menna – trmenna@sorocaba.sp.gov.br
A preparação da equipe do vôlei adaptado para a terceira idade segue em ritmo acelerado no Centro Esportivo “Padre Pieroni”, no Jardim Simus. Na manhã desta quinta-feira (7), os atletas realizaram treinamento visando às disputas nos Jogos Regionais do Idoso (JORI), que acontecem a partir do dia 21 de abril em Avaré.
Sorocaba é a atual campeã do JORI, com o título alcançado em Itapetininga, no ano passado. A delegação que representará Sorocaba partirá com um total de 120 membros, em confrontos de modalidades como atletismo, coreografia, malha, natação, tênis, tênis de mesa e xadrez.
O atleta Reinaldo Miceli, de 72 anos e 1,90 m, participa do campeonato há sete anos no time masculino de vôlei adaptado e garantiu que a equipe está unida. “Treinamos três vezes por semana e vamos para disputar o campeonato. Nossa intenção é trazer algum título. Tudo é possível”, diz.
Já a jogadora Luiza Blaitte Jiron, que compõe a equipe feminina da categoria 70 anos e treina vôlei há oito anos no centro esportivo, enxerga que a prática de atividades físicas através do esporte é essencial. “Nesta idade, é gratificante conseguir desempenhar tudo que o técnico nos propõe. Eu faço exercícios que meus filhos não conseguem fazer”, conta. “Você tem mais disposição, está sempre agitada. O treino me dá possibilidade de ficar o tempo todo executando tarefas, melhorando sensivelmente a minha qualidade de vida”, afirma Luiza.
Para o técnico da Secretaria de Esporte e Lazer (Semes), Alberto Ferreira da Costa, que coordena mais de 100 idosos do grupo de vôlei adaptado, a formação de atletas nessa faixa etária é pautada pela inclusão social. “Oferecemos em primeiro lugar a oportunidade de participar de algo saudável, combatendo o sedentarismo e contribuindo para o desenvolvimento humano. Através dessa condição de vida melhor, eles conseguem representar a cidade em competições”, destaca.
Somente em 2015, o JORI movimentou cerca de 1600 pessoas acima dos 60 anos, de toda a região. Sorocaba foi a campeã geral pela terceira vez consecutiva, conquistando medalha de ouro em 10 modalidades, além de 4 de prata e 7 de bronze.
Tags:Esporte, SEMES, vôlei adaptado
