Equipe do Jd. Botânico visita residências do bairro

Por: Mariana Campos – macampos@sorocaba.sp.gov.br

Foto: Assis Cavalcante

Trabalho continua até o dia 4 de novembro

A equipe de educação ambiental da Secretaria de Meio Ambiente (Sema), da Prefeitura de Sorocaba, está realizando visitas às residências do entorno do Jardim Botânico “Irmãos Villas-Bôas” com o objetivo de fazer um diagnóstico participativo, aproximando os moradores dos bairros Jardim Dois Corações, Jardim Iguatemi e Jardim São Judas Tadeu das atividades realizadas no parque, bem como identificando os possíveis interesses deles com o espaço ecológico.

Na manhã desta terça-feira (dia 27), a equipe já conversou com 26 munícipes das ruas Giovani Fabri e Francisco Eduardo Silva de Oliveira, no Jardim Dois Corações. As informações coletadas serão incorporadas ao diagnóstico, que é uma ferramenta de Educação Ambiental que permitirá que a população participe das diretrizes e decisões quanto ao uso do espaço, apontando eixos e possibilidades de ação local.

Estagiários da Secretaria do Meio Ambiente, devidamente identificados com um colete, estão realizando o trabalho porta-a-porta nas residências com a aplicação de um questionário que aborda questões como o uso do Jardim Botânico, tipos de atividades realizadas, função do espaço, interesse e envolvimento da população com as plantas e tipos de uso – seja alimentício, medicinal e ornamental. Também está sendo realizado um mapeamento da arborização urbana e o uso dos quintais em cada quarteirão visitado.

A publicitária Gisseli Dias Lins foi uma das moradoras do Jardim Dois Corações que recebeu a visita da equipe do Jardim Botânico. Há um ano morando em Sorocaba, ela disse estar em período de adaptação, mas está gostando da cidade. Gisseli ficou interessada nas atividades realizadas mensalmente no espaço, principalmente a Bebeteca, um espaço de leitura para crianças na primeira infância e que ocorre sempre no segundo final de semana de cada mês. “Tenho dois filhos e é legal saber que há atividades no local para eles. Muito importante este trabalho de vocês. Parabéns!”, elogiou.

Quem também contribui para o diagnóstico participativo foi a gerente de loja Maria Elisa Urquiza. Ela mora no bairro há quatro anos e, apesar de achar o Jardim Botânico muito bonito e que o espaço valorizou o bairro, ela ainda não visitou o parque. “Vou sempre correr ao lado do Botânico, mas ainda não entrei. Preciso conhecer”, comentou a munícipe, que ainda deu a sugestão de implantar no local uma Academia ao Ar livre. Ela também parabenizou a Secretaria do Meio Ambiente pela iniciativa. “Acho interessante vocês fazerem este trabalho, até para conscientizar as pessoas sobre a importância do Jardim Botânico e incentivá-las para conhecer o espaço”, afirmou Maria Elisa.

Durante a pesquisa, a equipe de Educação Ambiental ainda está divulgando aos moradores o calendário mensal do Jardim Botânico, como as reuniões do Círculo Orquidófilo Sorocabano; os encontros do Bonsai Sorocaba; as Danças Circulares oferecidas pelo Fundo Social de Solidariedade (FSS); e as oficinas educativas. Todas estas atividades são gratuitas e não necessitam inscrição ou agendamento prévio.

O trabalho acontecerá ainda nesta quinta-feira (dia 29), além dos dias 3 e 4 de novembro, das 9h às 11h.

O Jardim Botânico funciona de terça a domingo, das 9h às 17h, e fica na rua Miguel Montoro Lozano, 340, no Jardim Dois Corações. Mais informações podem ser obtidas por meio do e-mail jardimeducador@gmail.com ou pelo telefone (15) 3227.9996.

Tags:,