Entidades de Sorocaba podem aderir ao serviço de Residência Inclusiva
Por: Mariana Campos – macampos@sorocaba.sp.gov.br
A Prefeitura de Sorocaba está convocando entidades devidamente cadastradas no Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS) interessadas em implantar três Residências Inclusivas na cidade. O edital foi publicado no jornal Município de Sorocaba desta sexta-feira (28) e estabelece critérios para a apresentação do plano de trabalho para o repasse de recursos financeiros Municipal, Estadual e Federal alocados no Fundo Municipal de Assistência Social (FMAS).
A Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes) já aderiu ao programa de Residência Inclusiva, que faz parte do Plano Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência (Plano Viver sem Limite), e terá três unidades instaladas na cidade.
Esses equipamentos públicos acolherão jovens e adultos com idades entre 18 e 59 anos, com deficiência, em situação de dependência e que necessitem de cuidados de terceiros para fazer atividades básicas, contemplando o atendimento na Proteção Social Especial de Alta Complexidade.
Além de oferecer atendimento personalizado, as Residências Inclusivas funcionam como um lar para esse público. O serviço vai funcionar 24 horas por dia, ininterruptamente, e cada Residência Inclusiva deverá atender até dez jovens e adultos com deficiência, em situação de dependência. A ideia da Secretaria de Desenvolvimento Social é implantar uma unidade em cada uma das regionais da Assistência Social: Zonas Oeste, Sul/Leste e Norte.
A residência inclusiva será adaptada, com uma estrutura física adequada para receber esse público. As unidades terão cuidadores e auxiliar de cuidadores, além de psicólogo, assistente social e terapeuta ocupacional.
Os interessados na subvenção municipal, estadual e/ou federal para a oferta deste serviço deverão apresentar, junto à Seção de Convênios da Sedes, entre os dias 8 e 11 de setembro de 2015, das 8h às 16h, um plano de trabalho e toda a documentação necessária.
A Secretaria de Desenvolvimento Social está localizada na rua Santa Cruz, 116, no Centro. Mais informações pelo telefone (15) 3219.1920.
Tags:CMAS, Desenvolvimento Social
