Endereço: http://agencia-local.sorocaba.sp.gov.br/entidade-passa-a-dar-assistencia-as-pessoas-em-situacao-de-rua/
Acessado em: 20/01/2026 - 09h35

Entidade passa a dar assistência às Pessoas em Situação de Rua

Por: Secom

 

Por orientação do prefeito José Crespo, a Prefeitura de Sorocaba deu início na última semana a uma nova ação de assistência social às Pessoas em Situação de Rua (PSR), ao celebrar um convênio com o Serviço de Obras Sociais (SOS) – organização civil sem fins lucrativos -, para o atendimento a essa parcela vulnerável da população.

Com a parceria, a prefeitura desativou o Centro POP (responsável pelo atendimento das PSRs) que funcionava à avenida Comendador Pereira Inácio, no Jardim Sandra, transferindo toda a estrutura de assistência social à entidade. Todos os técnicos do Centro POP serão alocados para o novo endereço.

Pelo convênio, feito sob as regras preconizadas pelo Ministério do Desenvolvimento Social (MDS), o SOS (que atendia como casa de passagem somente no período noturno) passa a atender diuturnamente, oferecendo alimentação e higiene. O atendimento profissional e especializado contará com auxílio psicológico e social, além de apoio com terapia ocupacional e posto da GCM – Guarda Civil Municipal para garantir a segurança do local e do entorno.

Segundo a Secretária de Igualdade e Assistência Social (Sias), Cíntia de Almeida, “o governo entendeu que este é o modelo mais adequado para tratar deste assunto que faz parte da sociedade atual. Essas parcerias são importantes porque fortalecem a rede de atendimento social”, explica.

Levantamento da Secretaria de Igualdade e Assistência Social, feito do ano passado para cá, mostrou que as pessoas em situação de rua caracteriza-se por uma população flutuante por conta da constante migração para outras cidades.

“Nas abordagens que fizemos, conseguimos identificar que 18% das pessoas são de Sorocaba e estão sem o vínculo familiar por várias questões, enquanto 82% são ‘trecheiros’ e pessoas de outras cidades, e muitas não permitem ser identificadas. As nossas ações são sempre abrangentes de forma que consigamos promover as pessoas que vivem nas ruas, reabilitando junto aos seus familiares, encaminhando para clínicas de reabilitação, além da confecção de currículos para o ingresso no mercado de trabalho por meio do PAT – Posto de Atendimento ao Trabalhador”, explicou a secretária.

Segundo o prefeito José Crespo, “tínhamos essa missão de equacionar a questão das pessoas que vivem nas ruas de Sorocaba, o que é uma ação complexa que demanda técnica especial. Além disso, o Centro de Referência Casa Azul continuará fazendo as abordagens e busca ativa, principalmente por meio de denúncias. Faremos a identificação e encaminhamento para cidades de origem daqueles que manifestarem interesse”, explicou José Crespo.

O convênio assinado entre a prefeitura e o Centro de Referência Casa Azul terá a duração de 12 meses, com capacidade inicial para 80 vagas.