Endereço: http://agencia-local.sorocaba.sp.gov.br/enfrente-o-tempo-seco-com-mais-saude-adotando-cuidados-especiais/
Acessado em: 01/12/2025 - 15h49

Enfrente o tempo seco com mais saúde, adotando cuidados especiais

Por: Silvia Arruda – ssajo@sorocaba.sp.gov.br
Foto: Cláudio de Castro / Secom

No Inverno, os dias com baixa umidade relativa do ar – o chamado clima seco – são mais frequentes e, junto com eles, vêm problemas como ardência e ressecamento dos olhos, boca e nariz, e até mesmo as complicações de doenças respiratórias são mais comuns. A Secretaria da Saúde de Sorocaba (SES), por meio da Divisão de Vigilância Epidemiológica (VE) da Área de Vigilância em Saúde, dá dicas de cuidados especiais a serem adotados por toda a população para amenizar e evitar alguns destes problemas.

As doenças respiratórias nesta época do ano são as mais comuns e levam, muitas vezes, às complicações como internações ou até mesmo ao óbito de pessoas mais sensíveis ou expostas. “As doenças infecciosas respiratórias, com transmissão pessoa a pessoa, estão entre as patologias que exigirão sempre um cuidado especial”, explica Pedro Borges, médico da VE.

“Porém, a baixa umidade, por si só, gera desconfortos respiratórios pelo ressecamento das mucosas exigindo umidificação nasal frequente, evitando-se não somente o ressecamento, mas também o sangramento nasal, muito comum nesta época. Os quadros alérgicos, pela poluição excessiva, pelo excesso de pó e pelas queimadas frequentes, não raros são fatores complicadores para muitas pessoas”, explica o médico.

Borges lembra que a hidratação oral frequente é necessária para todos os portadores de desconforto respiratório, contribuindo com a estabilidade e a melhora sintomatológica. “Todos os pacientes portadores de doenças respiratórias, particularmente as crônicas, e os extremos das idades – criancinhas e idosos – devem manter uma preocupação constante diante de poluição excessiva, queimadas, aglomerações de pessoas e dos tossidores crônicos, podendo haver a necessidade de avaliação médica e outras orientações”, orienta.

O médico reforça que a hidratação e a umidificação nasal (com solução nasal à base de soro hidratante) constituem nas únicas condutas liberadas para as pessoas comprometidas ou sensíveis às baixas umidades, não devendo, por qualquer motivo, utilizar-se de outras medicações sem uma orientação profissional.

 

 

Cuidados especiais para os dias com clima seco
• Cobrir o nariz e a boca quando espirrar ou tossir;
• Lavar as mãos com frequência com água e sabão, ou então utilizar álcool em gel;
• Não compartilhar copos, talheres e alimentos;
• Evitar levar as mãos à boca ou aos olhos;
• Evitar, sempre que possível, aglomerações e locais pouco arejados;
• Manter os ambientes frequentados sempre limpos e ventilados;
• Evitar contato próximo com pessoas doentes
* Também é importante manter a higiene doméstica. Evite o acúmulo de poeira, que desencadeia problemas alérgicos
* Consuma alimentos frescos e produzidos o mais próximo possível do horário de consumo.
* Durma em local arejado e umedecido. Os ambientes podem ser umidificados com toalhas molhadas, reservatórios com água e umidificadores
* Evite banhos com água muito quente, que ressecam a pele, e use, sempre que possível, um creme hidratante.