Encontros do Plano Municipal de Cultura ocorrem em dois bairros

Por: Mariana Campos – macampos@sorocaba.sp.gov.br

A Prefeitura de Sorocaba finaliza neste sábado e domingo (dias 5 e 6), a consulta pública presencial do Plano Municipal de Cultura (PMC), no Parque “Maestro Nilson Lombardi”, no Jardim Ipiranga, e no Parque “Amedeu Franciulli”, no Vitória Régia, respectivamente. Nestes espaços públicos, das 15h às 19h, a população terá a oportunidade de opinar nas metas do plano e, assim, ajudar na sua elaboração.

Promovido pela Secretaria da Cultura (Secult), a ideia destes eventos é envolver a população na elaboração do PMC de forma a tornar o processo mais transparente e democrático possível. O Plano estabelecerá as ações de cultura para um período de dez anos na cidade, reunindo e aliando os anseios da sociedade aos interesses e possibilidades do governo municipal.

A equipe da Secretaria da Cultura levará impressas as metas a serem avaliadas, divididas em seis eixos temáticos: Patrimônio Cultural; Gestão Pública da Cultura; Fomento à Produção e Formação Cultural; Acesso e Descentralização da Cultura; Diversidade Cultural; e Economia da Cultura.

Cada munícipe receberá marcadores para escolher as metas e as equipes da Secretaria da Cultura e do Conselho Municipal de Política Cultural (CMPC) estarão no local para orientação em caso de dúvidas. Este trabalho já foi realizado no Campolim, Éden, Aparecidinha, Parque dos Espanhóis, Nova Sorocaba e Parque das Águas.

Além da ação presencial, os sorocabanos também podem participar da consulta pública de forma online. O documento estará disponível somente até este domingo no endereço cultura.sorocaba.sp.gov.br/consultapublica . Para participar, basta se cadastrar no site, entrar nas páginas dos eixos temáticos definidos para a construção do Plano Municipal de Cultura e opinar a respeito das metas propostas.

Programação cultural

No Jardim Ipiranga, a população poderá, além de opinar sobre o PMC, conferir atrações artísticas durante toda a realização da consulta pública.

Às 15h15, o Barracão da Vó apresenta “Truques e Circarias”. Com mágica e brincadeiras, a apresentação conta a história de dois palhaços amigos se que se encontram, porém um deles está triste porque roubaram sua bicicleta e o outro muito feliz porque vai comprar um carro. No meio deste conflito, mágicas e truques acontecem até um deles resolver convidar um mágico de verdade para mostrar o que é um truque profissional. É um espetáculo completamente interativo, no qual o público é parte integrante e sempre convidado a participar.

Às 16h, os moradores poderão ainda conferir a Cia. Clássica de Teatro, que apresentará o espetáculo “Cordel do Chapeuzinho e o Lobo”. A peça fala do mito infantil de Chapeuzinho Vermelho dentro de uma concepção politicamente correta e com enfoque no meio ambiente e ecologia.

Na sequência, às 17h30, a cantora Claudia Volcov apresenta um repertório de clássicos da MPB, chorinho e samba raiz. A artista sorocabana foi uma das intérpretes do Projeto “Panela do Samba”, durante quatro anos.

Além disso, das 15h às 19h, os munícipes poderão prestigiar a exposição fotográfica “Refitando”, com 20 obras frutos de um desdobramento do workshop de fotografia homônimo realizado pelo fotógrafo José Neto, através do Núcleo de Formação Cultural, no Museu Histórico Sorocabano (MHS). A mostra foi realizada em maio de 2015, dentro da programação da 13º Semana Nacional de Museus.

Já no Vitória Régia, das 15h às 19h, a comunidade poderá conhecer o trabalho da artista sorocabana Aline Janice, de 23 anos de idade, intitulado “O Diário”. A jovem utiliza como alternativa de processo fotográfico a digitalização para experimentação e registro de objetos e trechos dos diários particulares, transformando em um diário visual. O trabalho é íntimo e individual, mas a sua ação reflete uma ação coletiva da humanidade em preservar a sua trajetória de vida com anseios internos e sociais.

Quem estiver no parque às 15h30 ainda poderá conferir a apresentação do “A Voz do Samba”, projeto criado em meados de 2012 pelo músico e compositor Luizinho Qxada em parceria com o Balakogê, que leva ao público uma autêntica roda de samba, cantando e contando fatos que marcaram a história do samba sorocabano.

Em seguida, às 17h, a atração será o espetáculo-oficina “MÃOS À (S)OBRA”, com Mimi Naoi e David Araújo. Além de sensibilizar o público através da dança, a apresentação busca conscientizar os participantes de todas as idades a respeito da importância dos brinquedos e brincares tradicionais brasileiros, em especial aqueles que se baseiam no reúso de resíduos.

A performance perpassa a trajetória de uma pessoa que revisita suas memórias de infância. Dançando, a personagem convida o público para brincar consigo em cena, em uma ciranda que forma a roda – metáfora dos ciclos de vida das pessoas e coisas.

A ação resgata a tradicional prática infantil da transformação de resíduos em brinquedos, demonstrando que é fácil e importante usar a imaginação para se divertir, como o comprova toda uma rica tradição brasileira muitíssimo comum em todo o país até poucas décadas atrás, mas que vem sendo perdida, sobretudo em nossos grandes centros urbanos industrializados, ao ponto de muitas crianças de hoje sequer terem acesso a essa prática tão prazerosa quanto acessível e sustentável.

Para finalizar, às 17h30, tem o rapper Marcio Brown quem ocupará a Praça Laudelino do Amaral. Sorocabano, arte-educador e militante do movimento negro e do Hip Hop, iniciou seu envolvimento com a cultura de rua em meados de 1989, nos Bailes Blacks do Clube 28 de Setembro.

Tags:, ,