“Encontros com o Mito” traz a infância nas obras de Portinari

Por: Mariana Campos – macampos@sorocaba.sp.gov.br

 

Nesta quinta-feira (dia 31), das 14h às 16h, está programado um bate-papo gratuito sobre “O Menino Portinari”, na Biblioteca Infantil “Renato Sêneca de Sá Fleury”.         Na ocasião, o historiador José Rubens Incao, coordenador do espaço, vai falar sobre a vida e a obra do pintor brasileiro Cândido Portinari (1903 – 1962), destacando sua infância e permanência desse período em suas obras.

Realizado pela Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria da Cultura (Secult), a atividade integra a programação do Projeto “Encontros com o Mito”, que apresenta semanalmente temas ligados à mitologia e às artes, seus símbolos e a sua relação com o passado e o presente.

Natural de Brodowski, um pequeno povoado do Estado de São Paulo, Portinari teve como tema essencial o Homem, especialmente a temática social. Embora menos conhecido, há também o artista lírico, que retratou elementos das reminiscências de infância na sua terra natal: os meninos de Brodowski com suas brincadeiras, suas danças, seus cantos; o circo; os namorados; os camponeses, ou seja, o ser humano em situações de ternura, solidariedade e paz.

O artista brasileiro produziu mais de 4.500 trabalhos, entre pinturas murais, painéis, telas, desenhos e gravuras, passando por tipos regionais, trabalho, retratos e tantos outros temas, inclusive as crianças. Entre suas obras que retratam a infância estão: Meninos Brincando (1955), Cambalhota (1958), Crianças Brincando (1938), Futebol (1958), Pulando Carniça (1959) e Meninos no Balanço (1960).

Em seguida, José Rubens Incao apresentará ainda algumas poesias e músicas do compositor paulista João Pacífico (1909 – 1998), natural de Cordeirópolis, que deixou clássicos da música regional.

Os sorocabanos com mais de 12 anos de idade podem participar da atividade e não é necessário se inscrever antecipadamente. A Biblioteca Infantil fica na Rua da Penha, 673, no Centro, e funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (15) 3231.5723.

 

 

Tags:,