“Encontros com o Mito” terá bate-papo sobre Agamémnon e Chico Buarque
Por: Mariana Campos – macampos@sorocaba.sp.gov.br
A Prefeitura de Sorocaba promove nesta quinta-feira (dia 24), às 14h, mais uma edição gratuita do Projeto “Encontros com o Mito” na Biblioteca Infantil Municipal “Renato Sêneca de Sá Fleury”, no Centro. Quem comparecer ao local poderá conhecer mais sobre a tragédia grega de Agamémnon e também sobre a vida e a obra de Chico Buarque de Hollanda, um dos mais importantes artistas da história da música popular brasileira. A entrada é gratuita.
Promovido pela Secretaria da Cultura (Secult), o projeto tem como objetivo tratar de temas relacionados às artes e aos mitos e é comandado por José Rubens Incao, coordenador da unidade.
A peça Agamémnon foi apresentada pela primeira vez em Atenas no ano de 458 a.C.. Foi escrita por Ésquilo (525 a.C. – 456 a.C.) e faz parte de uma trilogia intitulada Oresteia, composta pelas tragédias: Agamémnon, As Coéforas e As Euménides, inspiradas nas histórias do regresso dos heróis que lutaram contra a cidade de Tróia.
Agamémnon teve que sacrificar a filha Ifigénia a Ártemis, no início da guerra, para que os exércitos gregos chefiados por ele pudessem chegar a Tróia. Na realidade, Ifigénia não morreu durante o sacrifício, pois foi poupada pela deusa que a transformou numa sacerdotisa da cidade de Tauris. Acreditando que a filha havia sido morta, Clitemnestra jurou vingança. Tornou-se amante de Egisto, filho de Tiestes, e começou a conspirar contra o marido durante sua longa ausência. Agamémnon regressa vitorioso após dez anos de guerra em Tróia, mas é imediatamente assassinado por Clitemnestra e Egisto.
José Rubens Incao ainda vai falar sobre a vida e a obra de Chico Buarque de Hollanda (1944), músico, dramaturgo e escritor brasileiro. O artista é conhecido por ser um dos maiores nomes da MPB, com uma discografia com aproximadamente oitenta discos, entre eles discos solo, em parceria com outros músicos e compactos. Ele é autor de canções como “A Banda”, “Samba do grande amor”, “João e Maria”, “Mulheres de Atenas”, entre outras.
O “Encontros com o Mito” ocorre semanalmente, às quintas-feiras, e pode ser frequentado por qualquer pessoa acima de doze anos, sem limite de idade e necessidade de inscrição prévia.
A Biblioteca Infantil fica na Rua da Penha, 673, no Centro, e funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (15) 3231.5723.
Tags:Cultura
