Encontro regional em Sorocaba tratou da agricultura orgânica

Por: Secom Sorocaba

Em torno de 70 pessoas de cidades da Região Metropolitana de Sorocaba (RMS), entre produtores, representantes de cooperativas, estudantes e autoridades locais e da região, participaram nesta segunda-feira (20) do Encontro de Agricultura Orgânica, que ocorreu no auditório do Centro de Referência em Educação (CRE). O evento fez parte das comemorações do Dia do Agricultor Familiar (25 de agosto) e da Semana Municipal da Agricultura Familiar, estabelecidos pela lei municipal nº 10.821, de 20 de maio de 2014.

Promovido pela Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria de Abastecimento, Agricultura e Nutrição (Seaban), o objetivo do evento foi de tratar sobre o plantio e comercialização de orgânicos e suas vantagens econômicas, sociais e financeiras, além da importância de Sorocaba – como sede da RMS – levantar essa discussão e compartilhar com as demais cidades conhecimentos e experiências.

“A ideia deste encontro é promovermos um bate-papo, pois há paradigma a respeito dos produtos orgânicos. O nosso objetivo é que as pessoas se tornem mais próximas desse tipo de produto e Sorocaba, como sede da RMS, tem como preocupação promover o desenvolvimento e a troca de experiência entre os municípios”, destacou o secretário da Seaban, Fernando de Oliveira, na abertura do evento.

O chefe de gabinete, Alexandre Robim, representou o prefeito José Crespo no evento e ressaltou a preocupação do Governo Municipal com a agricultura familiar e os produtos orgânicos. “O prefeito designou uma grande missão para o secretário Fernando Oliveira à frente da Seaban e ele vem desenvolvendo com maestria. Com esse trabalho, vamos cumprir todo o plano de governo nessa área”, enfatizou.

Participaram do evento o vereador Rafael Militão, que é da Comissão de Agricultura e Abastecimento da Câmara Municipal, o secretário da Educação (Sedu), Mario Bastos, e a secretária de Igualdade e Assistência Social (Sias), Cíntia de Almeida.

 

Palestras

O evento contou com duas palestras. Primeiro, a coordenadora do curso de Engenharia Agronômica da Universidade de Sorocaba (Uniso), Bertha Devora Agurto Berdejo de Castro, falou sobre “O que é exatamente agricultura Orgânica?”. Ela destacou a qualidade e as características dos produtos orgânicos, comparados aos alimentos convencionais, e explicou a diferença do sistema convencional da agroecologia. No Brasil, o sistema orgânico de produção é regulamentado pela lei federal nº 10.831/2003.

A palestrante também falou sobre a ascendência do mercado nos últimos anos. De 2013 a 2016, o número de unidades de produtos orgânicos saltou de 6.700 para 15.700. Outro dado importante é que em 2016 o mercado faturou mais de R$ 3 bilhões no mercado interno, além de R$ 145 milhões em exportação.

Para encerrar, a coordenadora do curso de Engenharia Agronômica da Uniso falou como funciona a produção de alimentos orgânicos, o uso do adubo verde, compostagem de matéria orgânica, minhocultura, uso das curvas de níveis, entre outros, e do processo de certificação.

Já o diretor de Abastecimento da Coordenadoria de Desenvolvimento dos Agronegócios (Codeagro), Emílio Bocchino, falou sobre a “Certificação de Orgânicos e a Agregação de Valor”. Na palestra, ele abordou as cadeias produtivas e as três formas de possibilidade de venda de orgânicos: controle social para venda direta, sistema participativo de garantia e certificação por auditoria. Ao final de cada palestra, o público ainda teve espaço para tirar todas as dúvidas.

 

Tags: