Endereço: http://agencia-local.sorocaba.sp.gov.br/encontro-discute-novas-possibilidades-para-pessoas-em-situacao-de-rua/
Acessado em: 21/01/2026 - 12h39

Encontro discute novas possibilidades para pessoas em situação de rua

Por: André J. Gomes

Na manhã deste sábado (20), a Secretaria de Igualdade e Assistência Social (SIAS) reuniu representantes de instituições de Sorocaba que atendem pessoas em situação de rua. O objetivo do encontro foi iniciar a organização do trabalho realizado por esses grupos, de modo a ampliar cada vez mais o atendimento e as possibilidades de reintegrar essas pessoas na sociedade.

Durante o encontro, a SIAS apresentou os resultados de uma pesquisa realizada no início deste mês de maio, com 474 cidadãos que atualmente vivem nas ruas de Sorocaba. O levantamento indicou os pontos do município em que eles estão, seus locais de origem, os motivos que os levaram às ruas, as condições em que vivem e outras informações que compõem um importante mapeamento para atender essa população da melhor forma.

Os participantes da reunião – diversas instituições religiosas e não religiosas – conheceram em detalhes o trabalho do Centro de Referência Especializado para a População em Situação de Rua, o Centro POP, que passou por uma recente reforma e está em condições de receber dezenas de cidadãos por dia, oferecendo não apenas alimentação, mas também higienização, serviços de lavanderia, atendimento psicológico, terapia ocupacional e encaminhamento profissional.

“Em nenhum momento cogitamos proibir o trabalho das instituições, e sim oferecer a nossa estrutura e ajudar a organizar esse atendimento para que ele seja feito com as mínimas condições de higiene, sempre de acordo com a Política Nacional para a População em Situação de Rua”, explica Cíntia de Almeida, titular da pasta.

De acordo com a secretária, um dos desafios da SIAS é encontrar outras formas de ajudar quem vem para Sorocaba em busca de uma vida melhor e acaba em situação de rua. Ela ressalta que é preciso organizar a caridade e isso depende de uma parceria entre a iniciativa privada e o poder público.

Orientação especializada

A equipe da Vigilância Sanitária (Visa) também participou do encontro, orientando os participantes sobre boas práticas na manipulação dos alimentos, para evitar contaminação e diminuir os riscos de proliferação de doenças.

O SOS e o Lar Fraterno Irmã Dolores (LAFID) apresentaram suas estruturas no acolhimento a quem se encontra em situação de rua e ressaltaram a necessidade da parceria com as instituições para fortalecer o trabalho dedicado a esse público.

Para o presidente da Associação Comercial de Sorocaba, José Alberto Cepil, é indispensável a parceria entre a Prefeitura e as instituições para resgatar os cidadãos e dar a eles a maior dignidade possível. “Do contrário corremos o risco de contribuir para a continuidade dessas pessoas nas ruas”, refletiu.

Márcio Quirino, coordenador do Movimento Nacional pela População de Rua, concorda. “Quem vive nessas condições precisa de inserção social, e para isso é fundamental a ajuda de toda a sociedade de forma organizada”, diz.

O médico Sandro Dini, da instituição Céu Sagrado, lembrou a importância de as entidades se unirem e apoiarem as intenções do poder público. “Atendo pessoas em situação de rua há 18 anos e nunca vi a Prefeitura se mobilizar dessa forma. É preciso dar um voto de confiança e apoiar toda iniciativa de organizar o nosso trabalho”.

Na reunião realizada neste sábado criou-se o Comitê Municipal para os Moradores em Situação de Rua, formado por representantes da sociedade civil e da Associação Comercial de Sorocaba. O grupo se reunirá regularmente para discutir políticas públicas e novas formas de contribuir com a população em condição de rua.

“Nosso desafio é resgatar e promover as pessoas que precisam. Devemos atendê-las em todas as suas necessidades, encaminhá-las e devolver a elas a dignidade garantida por lei”, concluiu a secretária.

Quem quiser doar alimentos e outros produtos à unidade deve entrar em contato com antecedência para organização da agenda. O Centro POP está localizado na avenida Comendador Pereira Inácio, 763. Os telefones da unidade são: (15) 3229-6690, 99101-4772 (horário comercial) e  99832-0581 (sábados e domingos).