Encontro de fórum sobre Cultura Popular de Sorocaba e região
Por: Mariana Campos – macampos@sorocaba.sp.gov.br
A Biblioteca Infantil Municipal “Renato Sêneca de Sá Fleury” sediou, na tarde do último sábado (dia 14), o lançamento do Fórum de Cultura Popular e Tradicional da Região de Sorocaba. O evento contou com a participação de cerca de 80 pessoas, inclusive da secretária da Cultura (Secult), Jaqueline Gomes, e representantes do Governo do Estado e do Governo Federal.
O objetivo do fórum é de reunir pessoas de diferentes grupos da cidade e região para fortalecer saberes e fazeres da cultura popular e tradicional, contribuindo para o reconhecimento das diversas manifestações culturais e de artistas, buscando a garantia do direito à cultura. “Foi um encontro maravilhoso. Nossa Biblioteca Infantil estava lotada e um fórum como este atende ao nosso Plano Municipal de Cultura, que é a realização de atividades por eixos”, declarou a titular da pasta.
Para um dos organizadores do fórum, o músico Leandro Toledo, da Comunidade do Tambor, o evento foi ótimo. “O nosso fórum foi muito legal, foi além das nossas expectativas”, comentou. “Inclusive a secretária da Cultura falou que vai levar a ideia de ter um representante de cultura popular no conselho municipal de cultura ao órgão. Isso seria muito importante para nós”, comemorou.
Após uma roda de tambor de crioulo, realizada por um grupo da UFSCar, ocorreu um bate-papo entre os participantes. Durante o evento ainda foi lida a carta de princípios do fórum, que em breve será registrada em cartório. Um dos itens da carta são as bandeiras do fórum. São elas: articular a relação do fórum com o poder público (Municipal, Estadual, Federal); mapear e divulgar políticas de fomento; auxiliar na elaboração e encaminhamento de projetos; incentivar estudos e pesquisas que digam respeito às expressões culturais populares e tradicionais; atuar na proteção e preservação do patrimônio cultural imaterial; e Incentivar e apoiar a realização de oficinas e cursos.
Em seguida, teve apresentação de grupos de cultura popular, como maracatu, coco, jongo, bumba meu boi, samba de roda e capoeira. Participaram do evento os grupos Matinta Pereira, Coesão Poética, Leão da Vila, Panela do Samba, Cordão de Ouro, Jongo do Quilombo Cafundó, entre outros.
Avaliação
De acordo com Leandro Toledo, a ideia agora é promover uma nova reunião com o grupo organizador do fórum, para avaliar os pontos positivos e negativos do encontro. “Depois disso vamos marcar um novo encontro, daí com todos os participantes do fórum, para nos dividirmos em comissões e cada uma ir atrás de uma ação, seja de recursos ou de espaços para a realização de projetos”, explica.
Segundo ele, a ideia da organização do Fórum de Cultura Popular e Tradicional da Região de Sorocaba é unir forças. “Queremos aprovar projetos para os grupos de Sorocaba e região, mas não vamos gerenciar estes projetos, mas sim criar oportunidades a eles. Chegamos num consenso de adotar este formato, ou seja, cada grupo vai tocar o seu projeto”, explica o artista.
O fórum surgiu de uma roda de conversa realizada no Centro Cultural Quilombinho, em setembro de 2015, que reuniu artistas, educadores, coletivos e produtores culturais da região para debater política pública voltada para a cultura popular. A ideia é que o fórum atue em conselhos de cultura e similares no âmbito municipal, estadual e nacional.
Tags:Cultura, fórum sobre Cultura Popular
