Encontro apresentou propostas de tecnologias para espaços urbanos
Por: André Reis - areis@sorocaba.sp.gov.br
A Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho (Sedet), e a Embratel promoveram na manhã desta sexta-feira (dia 17), o encontro “Cidades Tecnológicas”, com o objetivo de mostrar como os espaços urbanos podem se beneficiar com a tecnologia. O ciclo de palestras contou com a participação de prefeitos e representantes de cidades que compõem a Região Metropolitana de Sorocaba (RMS).
A abertura do evento foi realizada pelo diretor da Embratel, Marcelo de Aguiar Vallim, que apresentou conceitos e ideias, bem como as aplicações práticas de novas tecnologias.
Na sequência o presidente do Parque Tecnológico de Sorocaba “Alexandre Beldi Neto”, Rubens Hungria de Lara, que na oportunidade representou o prefeito Antonio Carlos Pannunzio, destacou a importância do evento para a troca de experiências com a tecnologia de gestão de cidades modernas. “É a tecnologia para a eficiência e a inteligência”, declarou.
O evento teve ainda a participação do deputado federal Vitor Lippi, que destacou que cada vez mais os municípios necessitam das tecnologias. “Esse é o bom caminho para as cidades, população e o poder público. É uma realidade positiva e, em Brasília, estamos atuando em apoio às cidades inteligentes”, afirmou.
O diretor da Embratel, Marcelo Vallim, discorreu sobre o tema “Tecnologias aplicadas às cidades”. Em sua apresentação, destacou que nos dias de hoje, tudo esta conectado ao que denomina de “internet das coisas”. De acordo com ele, o tema está ligado ao vinculo social, conectividade, mobilidade, metrópoles não plugadas, desafios, melhoria do serviço público, mudança no paradigma da educação e gestão moderna dos serviços, além da necessidade de interligar máquinas, pessoas e objetos no espaço urbano.
O diretor destacou ainda a infraestrutura necessária para a aplicação dessas tecnologias. Ele explica que atualmente já há iluminação inteligente, detecção de ruído, monitoramento real-time, águas pluviais, lixeira conectada e estacionamento inteligente. “Sorocaba já é bem estruturada, principalmente com a questão da segurança”, explica. Vallim lembrou ainda que toda a decisão para a implantação de tecnologias deve ser adotada pensando na segurança do espaço físico, bem como dos equipamentos.
O segundo painel apresentou “Cidades Tecnológicas, ações práticas para a Região Metropolitana de Sorocaba”. Sorocaba já é exemplo em tecnologia para algumas cidades da RMS, com o Centro de Operações e Inteligência (COI), Integrabike e o programa de Internet Pública “Conecta Aqui”. “A proposta é expandir o Centro de Operações e Inteligência para as cidades inteligentes, gerando insights que melhorem a qualidade de vida do cidadão”, ressalta o palestrante.
Outros temas apresentados foram “Conectividade Inteligente” e “Beacons – Aplicações para as cidades inteligentes”. Após as apresentações, o secretário da Fazenda (SEF), Aurílio Caiado, participou como moderador do espaço destinado para perguntas aos quatro palestrantes.
Tags:Desenvolvimento Econômico, Parque Tecnológico
