Encontro apresentará diagnóstico da Primeira Infância em Sorocaba

O Comitê Municipal pela Primeira Infância realiza, na próxima sexta-feira (27), um encontro que reunirá na Universidade de Sorocaba – UNISO, a partir das 9h, autoridades, imprensa e pessoas dos diversos setores da sociedade interessadas e que atuam com o desenvolvimento das crianças de 0 a 6 anos de idade.

Denominado “Oficina da Primeira Infância”, o encontro apresentará os dados e o diagnóstico de Sorocaba referente à primeira infância. Os dados, ao serem cruzados com os equipamentos e serviços oferecidos pelo município, indicarão as maiores carências e ocorrências no que se refere às crianças de 0 a 6 anos de idade. Com este diagnóstico em mãos será possível sugerir ações e políticas que nortearão o Plano Municipal Pela Primeira Infância – PMPI.

O PMPI é um documento político e técnico que visa orientar, durante os próximos dez anos, a ação do governo e da sociedade civil na defesa, promoção e realização dos direitos das crianças de zero a seis anos de idade.

Para tanto, foi criado um Comitê Municipal com a indicação de um coordenador municipal das ações de Implementação do PMPI. Integram o Comitê, representantes das Secretarias de Desenvolvimento Social (Sedes), de Educação (Sedu), de Esportes (Semes), de Cultura (Secult), de Saúde (SES), de Meio Ambiente (Sema), do Fundo Social de Solidariedade (FSS), do CMDCA – Coordenadoria da Criança e do Adolescente, do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), das Entidades de Atendimento a Crianças com Deficiência, dos Serviços de convivência e fortalecimento de vínculos, das instituições de ensino superior e do Conselho Tutelar. O Comitê também é o responsável pela promoção da 2ª Semana do Bebê em Sorocaba, que acontece de 15 a 21 de junho. 

Os dados que serão apresentados no evento foram levantados a partir das chamadas “ações finalísticas” que constam no Plano Nacional pela Primeira Infância. São elas: Saúde, Educação Infantil, Família e a Comunidade da Criança, Assistência Social e Crianças e suas Famílias, Atenção à Criança em situação de vulnerabilidade, o Direito do Brincar, A criança e o Espaço, Atendendo à Diversidade, Enfrentando as Violências contra as Crianças e Assegurando o documento de Cidadania.

O presidente do Parque Tecnológico, Flaviano de Lima, foi um dos responsáveis pelo levantamento e compilação dos dados que serão apresentados no evento e todas as Secretarias Municipais envolvidas com o Plano contribuíram para a elaboração do diagnóstico da Primeira Infância em Sorocaba.

No encontro do dia 27, o diagnóstico será apresentado para os Grupos de Trabalho criados na 1ª Oficina sobre o Plano, em julho de 2014, além da comunidade e imprensa em geral. A partir daí, novas propostas poderão ser levantadas e ações sugeridas para que o texto do Plano seja redigido de forma simples e objetiva.  “A intenção é que o lançamento do Plano possa acontecer dentro da Semana da Cidadania em agosto de 2015”, afirmou Marilene de Almeida Oliveira, da Coordenadoria da Criança e Adolescente e Coordenadora do Comitê Municipal pela Primeira Infância.

A presidente do Fundo Social de Solidariedade, Maria Inês Moron Pannunzio, que integra o Comitê, comenta que “é importante termos um Governo comprometido e engajado com as questões da Primeira Infância no Município. Por meio deste encontro, este Governo assume o compromisso com a elaboração e efetivação do Programa de Metas do Município pela Primeira Infância e pretende articular e ampliar as ações realizadas pelas secretarias municipais e o Fundo Social para a promoção do desenvolvimento integral de crianças de 0 a 6 anos de idade”.

O evento é aberto ao público e acontecerá no Bloco F da Uniso, das 9h às 16h. A Uniso fica na Rodovia Raposo Tavares, Km 92,5.

 

Tags:, , ,