A Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos de São Paulo (EMTU/SP) realiza nesta terça-feira (dia 10), das 9h às 12h, o cadastramento de sete sorocabanos para recebimento da Carteira de Identificação do Passageiro Especial (Cipes) na Casa do Cidadão Nogueira Padilha, na Vila Hortência. A EMTU/SP, vinculada à Secretaria de Estado dos Transportes Metropolitanos (STM), fiscaliza e regulamenta o transporte metropolitano de baixa e média capacidade nas cinco Regiões Metropolitanas do Estado de São Paulo.
Todos os cidadãos que necessitam renovar ou requerer o seu cartão de usuário especial devem, primeiramente, se dirigir a uma Unidade Básica de Saúde (UBS) e marcar a consulta para elaboração do Laudo Médico. Só após isso e com data agendada, devem procurar uma Casa do Cidadão para o preenchimento do laudo de Isenção Tarifária da EMTU.
Os usuários das UBSs pertencentes à Regional Leste devem entregar o Laudo Médico e a documentação necessária para emissão da carteirinha de gratuidade do transporte interurbano na Casa do Cidadão Nogueira Padilha nas seguintes datas: 10/05, 14/06, 12/07, 09/08, 13/09, 11/10, 08/11 e 13/12, sempre das 9h às 12h. As unidades da Regional Leste são: UBS Aparecidinha, UBS Brigadeiro Tobias, UBS Cajuru, UBS Éden, UBS Sabiá, UBS Barcelona, UBS Escola, UBS Haro, UBS Hortencia e UBS Santana.
Na Casa do Cidadão da Avenida Itavuvu o atendimento será nos dias: 10/05, 14/06, 12/07, 09/08, 13/09, 11/10, 08/11 e 13/12, das 13h30 às 16h30. As unidades da Regional Norte são: UBS Angélica, UBS Fiori, UBS Maria do Carmo, UBS Mineirão, UBS Nova Sorocaba, UBS Habiteto, UBS Laranjeiras, UBS Paineiras, UBS Ulisses Guimarães e UBS Vitória Régia.
Já o atendimento na Casa do Cidadão do Jardim Ipiranga será nos dias: 11/05, 15/06, 13/07, 10/08, 14/09, 19/10, 09/11, 14/12, sempre das 9h às 12h. As unidades da Regional Oeste são: UBS Cerrado, UBS Marcia Mendes, UBS Simus, UBS São Guilherme, UBS Sorocaba I, UBS Wanel Ville, UBS Barão, UBS Lopes de Oliveira, UBS Maria Eugênia, UBS Nova Esperança e UBS São Bento.
Procedimento
Para aquisição da Cipes da EMTU, o usuário deverá procurar uma Unidade Básica de Saúde mais próxima de sua residência, agendar uma avaliação médica para verificar se o seu CID dá direito ao benefício, conforme tabela de CIDs, na legislação vigente.
Se a avaliação for positiva será emitido o Laudo de Concessão de Isenção Tarifária da EMTU na Unidade Básica de Saúde e o usuário será orientado quanto às datas que a EMTU estará na região para a captura das fotos e recolhimento dos seguintes documentos:
– Laudo de Isenção Tarifária da EMTU emitido na Unidade de Saúde;
– relatório médico com o CID da patologia, emitido pelo médico que acompanha o paciente;
– cópia de Laudo de Exames, como ressonância, tomografia, ultrassom, entre outros (quando for necessário);
– cópia do RG do titular e cópia dos RG de seus acompanhantes quando houver necessidade pelo CID, sendo no máximo duas pessoas;
– cópia de comprovante de endereço atual;
– carteira de Trabalho, carnê de INSS, comprovante de recebimento de benefício do INSS tipo Auxílio Doença, aposentadoria por invalidez ou LOAS para comprovar se a pessoa com deficiência trabalha ou não (somente a pessoa que não pode trabalhar devido à gravidade de sua deficiência tem direito ao benefício).
A relação das Unidades de Saúde credenciadas no município de Sorocaba está no site www.emtu.sp.gov.br[1], na página do passageiro especial. Para mais informações ou tirar dúvidas, o munícipe deve acessar o Portal da Prefeitura de Sorocaba: www.sorocaba.sp.gov.br/atendimento[2] ou ainda ligar no telefone 156.
[3]