Empresas privadas podem destinar até 3% do ICMS Estadual pago regularmente para aplicação em projetos esportivos de Sorocaba. Os recursos são destinados por meio da Lei Paulista de Incentivo ao Esporte (LPIE), do Governo Estadual. A lei possibilita à iniciativa privada apoiar projetos elaborados pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Esportes e Lazer (Semes), credenciados e aprovados pelo Estado.
A Sorocaba Refrescos já destinou R$ 360 mil para a substituição da grama natural por grama sintética no Campo de Futebol do Centro Esportivo “Francisco Lisboa”, no bairro Maria Eugênia. Novos projetos estão sendo elaborados para o próximo ano e algumas empresas já demonstraram interesse em investir na área esportiva da cidade.
Na manhã desta sexta-feira (22), Alex Pacheco, vice-presidente da Clarios, uma das maiores fabricantes de baterias do mundo, esteve na Semes, com o objetivo de futuras parcerias. A visita da empresa faz parte de um programa da Secretaria da Fazenda (Sefaz), que estimula os convênios entre as empresas e a Prefeitura.