O prefeito Antonio Carlos Pannunzio abrirá oficialmente, no início da tarde desta sexta-feira (6), a segunda edição do “Empreende Sorocaba”. O evento – que acontece no Parque Tecnológico de Sorocaba até o dia 18 de novembro – tem por objetivo o fortalecimento do empreendedorismo local e regional, integrando uma agenda mundial conhecida como “Rede Global do Empreendedorismo”. Esse movimento foi criado em 2007 pelo ex-primeiro ministro britânico, Gordon Brown, e é realizado no Brasil desde 2008.
Durante os treze dias de evento serão realizados palestras, workshops, bate-papos, consultorias, desafios e concursos, entre outras atividades. Uma das atrações, logo após a cerimônia de abertura, será a palestra “Navegando na Inovação”, ministrada pelo navegador Amir Klink, com enfoque em planejamento e empreendedorismo no meio empresarial. A palestra começa logo em seguida à abertura oficial do evento, às 14h.
O Espaço Empreendedor da Prefeitura de Sorocaba, incluindo o Banco do Povo Paulista, também terá equipes atendendo no local durante todos os dias do evento.
Iniciativa da Prefeitura de Sorocaba, por meio de seu Parque Tecnológico e da Agência de Inovação de Sorocaba (Inova), o evento conta com apoio do Sebrae, Ciesp e Hubiz Inovação e Negócios. A programação completa pode ser conferida no link http://empreendesorocaba.com.br/calendario/2015-11[1]
Acelera Startup
Evento paralelo ao “Empreende Sorocaba”, o 7° Concurso Acelera Startup acontecerá entre os dias 6 e 7 de novembro, também no Parque Tecnológico. O evento é promovido pela Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), em conjunto com a regional Sorocaba do Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (Ciesp), por meio de seu Núcleo de Jovens Empreendedores (NJE), e apoio da Prefeitura de Sorocaba, por meio do PTS e da Inova Sorocaba.
O Acelera Startup é considerado o maior evento de ‘investimento anjo’ da América Latina e visa aproximar jovens empreendedores de potenciais investidores. Durante dois dias, os participantes serão submetidos, pela Comissão Organizadora, a um processo de seleção que inclui palestras, mentoria, workshops e avaliações classificatórias. Os finalistas terão a oportunidade de apresentar seus projetos para uma banca de investidores.
A participação no concurso é gratuita e é permitida somente uma inscrição por CPF ou documento de estrangeiro (pessoa física) ou CNPJ (pessoa jurídica). As inscrições devem ser feitas até o dia 22 de outubro por meio do formulário eletrônico de inscrição disponível no site do Ciesp Sorocaba: www.ciespsorocaba.com.br[2] ou no link http://goo.gl/forms/HQreXPUw00[3]
O concurso cultural Acelera Startup Etapa Sorocaba é aberto para pessoas de todo o País e não há limite quanto ao número de inscrições no evento. Nos dois dias de atividades serão selecionados dez finalistas que irão apresentar seus projetos na Etapa final, na capital paulista, nos dias 16 e 17 de novembro. Informações acesse www.ciespsorocaba.com.br[2]
Espaço Empreendedor
A primeira atividade do Espaço Empreendedor no evento será uma palestra sobre “O Google e meu Negócio – Como usar a ferramenta”, que acontece no dia 11, das 19h30 às 21h. No dia seguinte, no mesmo horário, será apresentada a palestra “Entendendo e Atendendo o Cliente”.
Já no dia 17 de novembro, das 15h às 16h, acontece a palestra da equipe do Espaço Empreendedor, sob o título “Quem Pode ser Empreendedor Individual”. No dia seguinte o tema da palestra será “Introdução ao Business Canvas”, que será realizada das 19h30 às 21h. “Como obter Microcrédito Empresa” é o tema da palestra do dia 19, das 15h às 16h.
A participação nas palestras e atividades é gratuita, mas devido ao número limitado de lugares é aconselhável inscrição antecipada pelo e-mail eempreendedor@sorocaba.sp.gov.br[4]
Realizado pela Prefeitura de Sorocaba por meio do Parque Tecnológico (PTS), o Empreende Sorocaba conta com apoio da Agência de Inovação (Inova Sorocaba), Associação Comercial de Sorocaba, Hubiz, Núcleo de Jovens Empreendedores (Ciesp Sorocaba) e Sebrae-SP (regional Sorocaba). Conta ainda com patrocínio de Faculdade de Tecnologia de Sorocaba (Facens), Smyowl, Confiatta Sistemas e Tecnologia, Pyme DNA Financeiro, Primeiro Café e Brasil Kirin.