Emoção toma conta do sorteio dos apartamentos do programa “Nossa Casa”
A emoção tomou conta das centenas de pessoas que compareceram na manhã deste sábado (16) no estádio Municipal “Walter Ribeiro” (CIC) para acompanhar o sorteio de 2.576 apartamentos do programa “Nossa Casa” da Prefeitura de Sorocaba. Foram sorteados 2.160 unidades do conjunto Altos do Ipanema, no bairro Caguaçú e mais 416 apartamentos no Residencial Viver Melhor, no Jardim Betânia.
O prefeito Antonio Carlos Pannunzio esteve presente no sorteio e disse que até o final do seu mandato devem ser beneficiados com moradia própria cerca de 9 mil cidadãos. “É incontestável que a pessoa se sente muito mais confiante a partir do momento em que mora casa dela.”, disse o prefeito.
Pannunzio também falou da incertezas de morar de aluguel ou de favor. “Muita gente são sabe o futuro. O proprietário pode pedir a casa, ou ainda aumentar o valor do aluguel”. Antes do início do sorteio, Pannunzio foi até a arquibancada do CIC, onde estavam os inscritos. “Quero desejar muita sorte a vocês que estão aqui. Caso não sejam contemplados hoje, nós vamos realizar mais sorteios de outras unidade.”
Por meio eletrônico, o sorteio foi rápido. Os nomes foram anunciados com o auxílio do sistema de som.
Os primeiros chamados foram os inscritos portadores de deficiência, ou com algum integrante da família nessa condição. Nádia Aparecida dos Santos Soares Casimiro, 31 anos, foi chamada pelo prefeito Pannunzio. Muito emocionada, falou que era um momento de muita felicidade. “É como o prefeito falou. A gente não saber quanto tempo vai ficar na casa de aluguel.”
Mãe de quatro filhos, sendo que um deles é portador de deficiência, falou que foi muito bem orientada pelos servidores públicos da Secretaria de Habitação e Regularização Fundiária (Sehab). “Quando fui me inscrever foi para o cadastro geral. Daí mostrei todos os meus documentos e disseram que eu ia ser inscrita no cadastro de pessoas com deficiência”, conta ela, que mora no bairro Lopes de Oliveira. Ainda tremendo de emoção, Nádia comentou que mora há 15 anos em Sorocaba, sendo 12 deles de aluguel. “Eu sempre vivo mudando de um lado para o outro. Não vejo a hora de contar para os meus filhos.”
Também sorteada, Crioneide da Silva, 31 , moradora do bairro jardim Santa Esmeralda, mora há nove anos de aluguel. “É muito difícil viver essa vida. Eu estava sem confiança de ganhar e tenho um filho com deficiência”, comenta ela. Mas quando ouviu seu nome, tudo mudou. “Hoje estou vendo que é verdade e com fé em Deus vou sair do aluguel.”
A emoção maior ficou por conta do sorteio de Aline Aparecida Barreto de Arruda, 24 anos. Ela desceu das arquibancadas do CIC com a filha no colo. O marido, Júlio César de Arruda, 38, está a procura de emprego e trouxe no colo o filho deficiente que tem 9 anos de idade. Aline falou que é um sonho que se realizou. “Vou poder ter um quarto arejado para o nosso filho. A luz entrar na nossa casa. É maravilhoso demais e não tem explicação.”
Ela e o marido sempre moraram de aluguel. “É uma bênção demais a gente poder ter uma coisa nossa.”O prefeito Pannunzio também se emocionou. “Quando nós vemos um casal como esse, unidos na fé e no amor, é fundamental esse apoio que passa a ter com o ganho dessa moradia”, disse Pannunzio.
A secretária da Sehab, Júlia Galvão, alertou os sorteados sobre a documentação. “Aqueles que não entregarem podem ser excluídos.”
Na próxima sexta-feira (22), serão divulgados no jornal Município de Sorocaba, os nomes de todos os sorteados. Na outra semana, também no jornal Município de Sorocaba do dia 29 de maio os documentos necessários.
Do total de apartamentos sorteados, 7% foram destinados a pessoas com deficiência; 3% a idosos e 30% atenderão às famílias oriundas de áreas de risco. São 78 apartamentos para idosos, 182 para pessoas com deficiência e 773 destinados às famílias de áreas de risco mapeadas pela Defesa Civil de Sorocaba, perfazendo 1.033 moradias.
Dos 1.543 imóveis restantes, 1.158 foram destinados aos inscritos cuja pontuação do filtro pré-seleção ficou entre 3 e 6 critérios. As outras 385 unidades ficarão com aqueles candidatos classificados entre 0,1 e 2 pontos.
O programa habitacional “Nossa Casa” ajuda milhares de famílias a realizarem o sonho da casa própria, em especial, aquelas com renda familiar bruta de até R$ 1.600, a chamada “Faixa I”.
Estiveram presentes no sorteio, os secretários municipais João Leandro da Costa Filho (Governo e Segurança Comunitária), Oduvaldo Denadai (Serviços Públicos), Rubens Hungria (Planejamento e Gestão) e o presidente do Parque Tecnológico de Sorocaba, Flaviano Agostinho de Lima. Também compareceram o presidente da Câmara Municipal, Gervino Cláudio Gonçalves, e os vereadores Hélio Godoy, Rodrigo Manga e Wanderley Diogo.
A lista dos sorteados também pode ser conferida no site www.sorocaba.sp.gov.br/nossacasa
