A Prefeitura de Sorocaba será representada pelo artigo da Assistente Social Taline Libanio da Secretaria de Assistência Social (Sias), na 2ª Mostra de Experiências em Vigilância Socioassistencial, promovida pelo Ministério de Desenvolvimento Social, por meio da Secretaria Nacional de Assistência Social (SUAS), em Brasília. O artigo, que ficou entre os 35 selecionados dos 130 trabalhos inscritos, tem o tema voltado para a violência contra a mulher – “Violações de direitos: identificar para combater, compreender para prevenir! Diagnóstico social dos locais de agressão e do perfil de mulheres vitimadas no município de Sorocaba/SP”. O encontro terá inicio nesta terça-feira (19).
A mostra que ocorrerá até o próximo dia 21 de junho, está dividida em duas modalidades – Boas Experiências em Vigilância de riscos e vulnerabilidade: identificação de perfis, situações e contextos de riscos e vulnerabilidades presentes nos territórios; – Boas Experiências em Vigilância de padrões de serviços: monitoramento das características e distribuição da rede de proteção social instalada para a oferta de serviços e benefícios; análise da adequação entre as necessidades da população e a oferta dos serviços e benefícios, baseada nos territórios. O principal objetivo e dar visibilidade a iniciativas municipais e estaduais na área de vigilância Socioassistencial.
A escolha dos municípios participantes teve como critérios, o potencial de replicabilidade da experiência,e a capacidade dessas experiências em fortalecer o Sistema Único da Assistência Social e a participação social. O artigo que levou Sorocaba a ser classificada, tem como tema “Violações de direitos: identificar para combater, compreender para prevenir! Diagnóstico social dos locais de agressão e do perfil de mulheres vitimadas no município de Sorocaba/SP”, e nele foram identificadas as regiões com maior incidência de violações de direito contra a mulher no município, além de, reconhecer o perfil das vítimas, dos agressores, e as demandas para os serviços especializados.
“No final de 2017, realizei uma pesquisa e encontrei altos índices de violência e mortes violentas ocorridas naquele período, (em 48 dias, 6 mulheres foram assassinadas de forma violenta na região), então, o que me motivou a escrever o artigo, foi a ideia de divulgar a violência contra a mulher, pois, a divulgação pressupõe que, mulheres que ainda não tiveram coragem de realizar uma denúncia, terão mais referências para fazê-lo”, conta a assistente social que representará Sorocaba no Distrito Federal.
Segundo ela as pesquisas e análises, colaboram na prevenção da violência contra a mulher também através do fornecimento dos dados para os CRAS, CREAS e CEREM, que usam as informações para o planejamento de suas atividades de prevenção ou atendimento de forma mais direcionada.
“Apresentar esse artigo em um encontro tão importante é uma realização profissional. Participei do processo de implantação da Vigilância Socioassistencial em Sorocaba e desde 2014 atuo nesse setor, portanto, ter esse reconhecimento me deixa muito feliz e motivada para continuar trabalhando em defesa da população usuária da política pública de Assistência Social”, concluiu.
Aline Lima (Programa de Estágio) – Supervisão Marcelo Andrade
E-Mail: aflima@sorocaba.sp.gov.br
Telefone: (15)3238-2375
agencia.sorocaba.sp.gov.br