Endereço: http://agencia-local.sorocaba.sp.gov.br/em-tres-dias-choveu-mais-que-o-mes-de-setembro-de-2014/
Acessado em: 01/12/2025 - 16h21

Em três dias choveu mais que o mês de setembro de 2014

Por: Tânia Franco - ttferreira@sorocaba.sp.gov.br

Em apenas três dias choveu um volume maior do que o registrado durante todo o mês de setembro de 2014, quando o índice pluviométrico local bateu 86,3mm. Somente nesta terça-feira (8) caíram 69mm de água, sendo que a maior precipitação foi registrada na região do Cerrado. Com isso, o acumulado no período atingiu 110,4mm. Segundo a Defesa Civil de Sorocaba, responsável pelo monitoramento da chuva, os números das outras três estações de medição são 55mm na ETA Éden, 47,5mm no Paço e 44mm no Aterro, na área do Jardim Abaeté.

Os pluviômetros instalados no município têm leitura manual, que ocorre num período de 24 horas, das 7h de um dia às 7h do seguinte. De acordo com o coordenador do órgão local, Roberto Montgomery Soares, os dados do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (CEMADEN), os números são ainda maiores e o Cerrado marcou 99mm, enquanto a ETA Éden 76mm, o Paço 72mm e o Aterro 72mm. Vinculado ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), o órgão é responsável pelo monitoramento contínuo das condições hidrometeorológicas e climáticas adversas e que podem acarretar situações de desastre em todo o país. Em Sorocaba o CEMADEN mantém pluviômetros automáticos, cuja leitura é atualizada hora a hora.

Por causa da chuva, o sorocabano sofreu com alguns transtornos, principalmente no período da tarde, quando a precipitação foi a maior. Além de alagamentos e inundações (veja quadro abaixo), foram registradas quedas de duas árvores, uma no Parque São Bento e outra no Jardim Ana Maria. A Defesa Civil ainda atendeu ao chamado de destelhamento numa residência na rua Fernandes Camacho, no Jardim Alvorada, Zona Norte, e à situação de interdição da Rua Waldomiro de Almeida Barros, no Parque Manchester, por causa de transbordamento do córrego.

Monitoramento da Urbes Trânsito e Transportes indicou que o nível do rio Sorocaba atingiu o pico às 16h de ontem, chegando a 1,30m. Pela manhã a régua instalada na região da Praça Lions marcava apenas 30cm. À noite, por volta das 19h, o nível já havia baixado para 1,10m.

Segundo o Centro de Previsão do Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC), do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), a probabilidade de chuva nesta quarta-feira (9) é de 90%, com quedas espaçadas a partir do período da tarde. A chuva deve continuar até o sábado (12).

 

Veja as áreas afetadas pelas chuvas:

 

Inundações

  1. Rua Humberto Sampaio de Souza, 37 – Jd. Nova Esperança; – invasão por enxurrada;
  2. Rua Santa Cruz, 2099 – Jd. São Marcos – invasão do córrego;
  3. Rua Benedito das Neves 239, Casa 1 – Parque Manchester – invasão do córrego
  4. Rua Benedito das Neves 239, Casa 2 – Parque Manchester – invasão do córrego
  5. Rua Nhonhô Pires, 239 – Santa Terezinha – invasão por enxurrada seguida de lama, ocasionada pela obra do shopping.

 

Alagamentos

  1. Rua XV de Agosto; interdição as 14h10;
  2. Rua Bento M. Jequitinhonha x Av. W. Luiz x Visconde do Rio Branco – interdição 16h10;
  3. Dom Aguirre (trecho Lions x Rua Hélio Monzoni);
  4. Dr. Armando Pannunzio próximo à Rua Antônio Aparecido Ferraz