Endereço: http://agencia-local.sorocaba.sp.gov.br/em-clima-de-festa-e-emocao-prefeitura-premia/
Acessado em: 18/01/2026 - 16h23

Em clima de festa e emoção, Prefeitura premia vencedores do Concurso Jornalístico e Publicitário 2018  

Por: Marcelo Andrade

Foto: Adler M. de Barros, Fernando Abreu

Uma grande festa, marcada por um clima de emoção e integração, a Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria de Comunicação e Eventos (Secom), premiou na noite desta quarta-feira (12) os vencedores de seu Concurso Jornalístico e Publicitário 2018. Em cerimônia realizada no auditório do Centro de Referência em Educação (CRE), no Jardim Saira, o prefeito José Crespo, acompanhado pela primeira-dama, Lilian Crespo, e do secretário de Comunicação e Eventos, o jornalista Eloy de Oliveira, recepcionaram os profissionais de comunicação de Sorocaba que inscreveram um total de 64 trabalhos em 26 categorias. Secretários municipais, familiares dos concorrentes, além de autoridades do setor de comunicação, empresários, políticos e militares lotaram o auditório do CRE.

O evento contou ainda com apresentações musicais como a do cantor sorocabano Renan Valentti, que participou da edição 2018 do programa The Voice Brasil; Aline Moura, vencedora do Concurso Canta Servidor, organizado pela atual administração municipal, além do cover do Elvis Presley, Dalízio Moura, que fez o público levantar das cadeiras.

O prefeito de Sorocaba, José Crespo, responsável por resgatar o concurso, que havia deixado de ser realizado há três anos, destacou a importância do evento em valorizar os profissionais que atuam no setor de comunicação de Sorocaba e do papel do jornalismo e da publicidade em prol da sociedade. “Estou muito grato pela realização desse maravilhoso evento que estamos presenciando hoje aqui. Em qualquer país democrático a mídia tem um papel de extrema relevância. O governante tem que ter a humildade em saber que há falhas e a imprensa, nesse contexto, representa a opinião pública. A partir daí ele pode melhorar sua administração em prol da população. É fundamental o aprimoramento das relações sociais”, disse o prefeito.

A primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade, Lilian Crespo, também destacou a iniciativa do governo do prefeito José Crespo, em resgatar o prêmio jornalístico, assim como diversos outras iniciativas e ações. “Eu, como profissional da comunicação,  indiretamente me sinto contemplada com este resgate deste prêmio, porque o papel da imprensa é fundamental. A imprensa que quer informar que quer investigar de verdade, que a gente anda meio carente disso, como um todo no país. Mas eu creio que esse resgate virá com o tempo e nós estamos dando um passo hoje muito importante premiando os profissionais. É uma alegria muito grande”, destacou.

Já o secretário de Comunicação e Eventos (Secom), Eloy de Oliveira,responsável por idealizar o retorno e a modernização do concurso, já que a primeira edição ocorreu em 1996, comemorou o resgate desse tradicional evento. “A nossa ideia era que ele já tivesse sido resgatado no ano passado, ou seja, no primeiro ano da gestão do prefeito José Crespo, mas por questões orçamentárias não foi possível. Agora, o novo concurso chega para ficar, graças ao nosso prefeito José Crespo que foi um grande entusiasta pelo retorno”, disse. “Essa é uma conquista da Secom, desses profissionais que atuam de forma brilhante e incansavelmente”, disse e finalizou citando dados que dimensionam o volume de trabalho desenvolvido por sua pasta, entre os quais 4.120 releases, entre janeiro e novembro; 1.965 notícias publicadas na fanpage oficial da Prefeitura e 2.190 respostas à questionamentos feitos pela imprensa, assim como média de 240 artes publicitárias por mês. 

O secretário de Educação, o jornalista e publicitário, André J. Gomes, lembrou da importância do concurso, ao recordar quando atuou por 11 anos numa agência de publicidade da cidade.

Premiação e reconhecimento

Durante a premiação, um a um dos vencedores foram anunciados para receber o troféu relativo à modalidade em que concorria. Cada vencedor também recebeu um diploma e um prêmio em dinheiro no valor de R$ 2 mil.

Os 64 trabalhos foram avaliados por uma comissão formada por representantes da Prefeitura de Sorocaba, da Câmara Municipal, da Associação Sorocabana de Imprensa (ASI), da Associação dos Profissionais de Propaganda de Sorocaba (APP), e da Academia Sorocabana de Letras, que deram notas de zero a dez a cada um deles.

A grande vencedora do Concurso foi a jornalista do Jornal Cruzeiro do Sul, Larissa Pessoa, que ganhou em três categorias: Melhor Suplemento ou Caderno Especial; Melhor Reportagem ou Serie de Reportagem, e Melhor Reportagem Sobre Boas Práticas no Serviço Público. “Eu fiquei muito feliz pelo retorno do concurso e, consequentemente, pela premiação. Em 2015, até então último ano que havia sido realizado e eu ganhei o prêmio em uma das categorias. E agora, novamente em três. São grandes matérias que eu produzi e gostei muito de ter feito, pois em cada uma delas eu pude conhecer diferentes realidades e levar ao conhecimento do leitor. Esse concurso serve de motivação para nós profissionais”, disse.

Outro que elogiou o retorno do Concurso Jornalístico e Publicitário foi o jornalista Lucas Pedroso, da rádio Band FM, ganhador em duas categorias: Melhor Apresentador de Rádio FM e Melhor Reportagem de Rádio FM. “Sem dúvida nenhuma é um dos maiores prêmios da imprensa não apenas de Sorocaba mas da região e mais que isso, ser vencedor num prêmio como este com tantos profissionais bons, que a gente se inspira, é incrível”, disse Pedroso.

Rodrigo Gabrioti, editor do jornal Tem Notícias 1ª Edição, vencedor da categoria Melhor Programa Jornalístico de Televisão. “Acho muito importante essa retomada do concurso. A Prefeitura está de parabéns. Como já destacado aqui no evento é fundamental a imprensa e o governo estarem juntos, sempre pensando num bem comum que é a população”, disse.

A volta deste importante Concurso Jornalístico e Publicitário é de extrema importância e motivo de comemoração, pois é benéfica à sociedade. Isso porque, ele fomenta, estimula a voz na sociedade por meio de nosso trabalho. E ganhar esse prêmio significa a recompensa pelo trabalho de um ano inteiro”, afirmou Vitor Hugo Yossano, diretor de criação da Agência Art Maker.

 Veja a relação dos vencedores do Concurso Jornalístico e Publicitário da Prefeitura de Sorocaba 2018:

 

CATEGORIAS

 

 

IMPRESSA (Jornal e Revista):

 

Melhor Suplemento ou Caderno Especial: Troféu “Eloísa Elena Claro”;

 

A expansão das drogas” – Larissa Pessoa, Jornal Cruzeiro do Sul

 

Melhor Reportagem ou Série de Reportagens: Troféu “Alcyr Guedes Ribeiro”;

 “Dia da Mulher” – Larissa Pessoa, Jornal Cruzeiro do Sul

Melhor Reportagem Impressa Sobre Boas Práticas No Serviço Público: Trofé “Manuel Mota”;

População em situação de rua” – Larissa Pessoa, Jornal Cruzeiro do Sul

 

 

 Melhor Jornal de Empresa: Troféu “Jorge Guilherme Senger”;

Revista Schaefler – Cristina Belucco e Renata C.

Melhor Jornal de Bairro: Troféu “José Carlos Paschoal”;

Jornal Inclusão – Dariane R. da Silva


Melhor Fotografia Jornalística: Troféu “Jurandir Baddini Rocha”

Crespo e a rosa” – Erick Pinheiro, Jornal Cruzeiro do Sul


Melhor Coluna Social: Troféu “Guyma Baddini”.

Coluna Presença – Samira Galli, Jornal Cruzeiro do Sul

 

 

 

 

RÁDIO:

 

 

Melhor Programa Jornalístico de Rádio AM: Troféu “Jurandir Matheus Mercado”;

Jornal da Cacique – Cacique AM – Oliveira Júnior

 

Melhor Programa Jornalístico de Rádio FM: Troféu “Paulo Barbosa”;

Jornal da Cruzeiro – Cruzeiro FM – Fábio Andrade

 


Melhor Apresentador de Rádio FM: Troféu “Ésper Adade”;

Lucas Pedrozo, Band FM


Melhor Reportagem de Rádio FM: Troféu “Fernando de Luca Neto”;

Clandestinos” – Lucas Pedrozo, Band FM

 

 

Melhor Reportagem de Rádio Sobre Boas Práticas No Serviço Público – Troféu “Luís Adolfo Pinheiro”.

Maria da Penha 12 anos” – Adriana Cristina Fratini, Band FM

 

 

 

 

 

TELEVISÃO:

 

 

Melhor Programa Jornalístico: Troféu “Francisco Camargo César”;

TV TEM 1ª Edição – Rodrigo Gabrioti

 


Melhor Reportagem ou Série de Reportagens: Troféu “Cleude Carlos Costa”;

Rio Sorocaba” – Daniela Golfieri, TV TEM

 


Melhor Imagem Jornalística: Troféu “Rui Batista Albuquerque Martins”;

Mosteiro de São Bento” – Witter Veloso, TV TEM

 


Melhor Programa de Entretenimento: Troféu “Abelardo Barbosa”

Revista de Sábado” – Jéssica Pimentel, TV TEM

 


Melhor Reportagem de Televisão Sobre Boas Práticas no Serviço Público: Troféu “Vitor Cioffi de Lucca”.

Educação Criativa” – Ana Cláudia Palácio, TV Record

 

PUBLICIDADE:

 

 

Melhor Outdoor: Troféu “Salomão Pavlovsky”;

Aniversário de Sorocaba Schaefler” – Carlos Alberto Jr. , Art Maker

 


Melhor Campanha ou Peça Publicitária Impressa: Troféu “Milton Ribeiro Pinto”;

Dom Bilingue” – Danilo César S.G.L. – Art Maker Atua

 


Melhor Campanha ou Peça Publicitária Radiofônica: Troféu “José Ferraz Filho”;

Ômega Veículos – JCP Comunicação

 


Melhor Campanha ou Peça Publicitária Televisiva: Troféu “Ary Madureira Filho”;

Magnus Celebridade” – Rogério Fogaça Nastri, Atua Comunicação


Melhor Campanha Sobre Boas Práticas no Serviço Público: Troféu “José Crespo Filho”.

ETEC Rubens de Faria e Souza” – Viviane Barbo, TVR

 

 

WEB (World Wide Web):

 


Melhor Portal Jornalístico: Troféu “Flávio Moraes”;

G1 Sorocaba Jundiaí – Geraldo Correia do Nascimento

 


Melhor Blog Jornalístico: Troféu “Orlando da Silva Freitas”;

O Deda Questão” – Djalma Luis Benette

Melhor Fanpage Jornalística: Troféu “Roque Pires do Amaral”

Jornal Z Norte – Fernando de Araújo Silva


Melhor Matéria ou Artigo Sobre Boas Práticas No Serviço Público: Troféu “Rubens Pellini Filho”

Camarote: Pàscoa no Quilombinho – Viviane Barbo, TVR