Visando adquirir conhecimento técnico e principalmente recursos para investimento em obras importantes nas áreas de mobilidade urbana, meio ambiente e saneamento, o prefeito José Crespo viajou à Espanha nesta semana para cumprir agenda organizada e financiada pela Frente Nacional de Prefeitos (FNP), que compreendeu principalmente a participação no Congresso Mundial de Cidades Inteligentes. Prefeitos de todo o mundo se reuniram naquele país para discutir, inspirar e trocar informações sobre projetos que podem trazer mais desenvolvimento para as suas cidades.
Os representantes municipais foram recepcionados pela prefeita de Barcelona, Ada Colau Ballano. Na abertura do Congresso, na Câmara de Comércio da Catalunha, José Crespo apresentou Sorocaba sob a ótica das principais características da cidade, que a colocam em posição de destaque nacional em vários setores e falou sobre o projeto do VLT. A implantação do metrô de superfície em Sorocaba, o Veículo Leve Sobre Trilhos (VLT), prossegue em ritmo acelerado com a demonstração de interesse de cinco empresas ao edital de chamamento público PMI (Procedimento de Manifestação de Interesse), que visa a elaboração de estudo de modelo para a implantação, operação e manutenção do VLT e a reurbanização da faixa viária e entornos.
Em Barcelona, em um dos stands, Crespo encontrou dois estudantes da Facens – Faculdade de Engenharia de Sorocaba, que participam de um intercâmbio técnico e obteve mais conhecimento sobre um projeto de interesse da administração. “Esses jovens que eu tive o prazer de conhecer aqui foram essenciais para um plano que estou desenvolvendo sobre fazer de Barcelona uma ‘cidade irmã’ de Sorocaba, proporcionando intercâmbio de jovens universitários”, disse o prefeito.
A primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade, Lilian Crespo, acompanhou prefeito José Crespo no evento e em uma oportunidade ambos puderam conhecer a Cônsul Geral do Brasil em Barcelona, Maria Elisa Berenguer. Na apresentação dos projetos, José Crespo destacou os prefeitos de Milão, Atenas e Berlim, que apresentaram em um debate projetos bem-sucedidos e que já registram resultados positivos para o bem-estar social. A maior repercussão do Congresso foi a decisão do governo espanhol voltada à sustentabilidade. A partir do ano de 2040 nenhum veículo a combustão poderá ser usado nas cidades. Apenas veículos elétricos serão permitidos dessa data em diante. Além de proteção ambiental, o encontro trabalha de forma a criar espaço para a participação de construção de parcerias em projetos que transformem as cidades em referência e que proporcionem mais qualidade de vida.
A volta do prefeito está agendada para dia 19 de novembro, mas, nesse tempo de participação no congresso, José Crespo se manteve à frente da Prefeitura usando os avanços da tecnologia. Além de despachar com todo o seu secretariado por meio do whatsaap, telefone e e-mail, ele tomou decisões, esteve por dentro de tudo o que ocorria na cidade e ainda assinou digitalmente diversos documentos. “Adquirir conhecimentos e buscar recursos ficou mais fácil, mesmo no exterior, com as novas tecnologias e hoje é possível mantermos a direção e o ritmo de trabalho da Prefeitura mesmo a quilômetros de distância, o que era impensável até bem pouco tempo”, destacou o prefeito.