Em apenas sete meses, Prefeitura de Sorocaba e Santa Casa zeram fila de espera para internação por mais de 30 vezes

Por: Marcelo de Almeida Júnior - marcalmeida@sorocaba.sp.gov.br

Por mais de 30 vezes, a gestão do prefeito José Crespo zerou a fila de espera para internação na Santa Casa. O fato é inédito em todas as gestões que passaram pela cidade. A primeira vez ocorreu no dia 3 de julho de 2018, após a Secretaria da Saúde (SES) contratualizar mais 15 leitos para assistir à população. Na última segunda-feira (18) a fila foi zerada e se manteve por cerca de 30 minutos.

Para a secretária da Saúde, Dra. Marina Elaine Pereira, esta situação é prova de que gestão e trabalho conjunto dão resultados. “No dia 29 de junho, em parceria com a Santa Casa, a Secretaria de Saúde contratou mais 15 leitos de internação para assistir à população na época de sazonalidade. O presidente da Irmandade da Santa Casa, padre Flávio Jorge Miguel Júnior, tem nos ajudado muito para melhorar a saúde em Sorocaba”, ressaltou a secretária.

O prefeito José Crespo ressalta que o seu governo prioriza a saúde da cidade, exemplo disso foi a recém-conquista pela implantação da gestão compartilhada na Saúde, que gerou melhorias nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs), nas Unidades Pré-hospitalares (UPHs) e também no Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência). “Conquistamos importantes melhorias à saúde da população, além da gestão compartilhada, também temos essa rica parceria com a Santa Casa que acolhe os pacientes com carinho e salva vidas”, ressalta Crespo.

De acordo com a SES, essa fila de espera zerada integra as de “retaguarda”, ou seja, leito de internação normal, e também os casos de urgência e emergência e observação. Outro fato histórico foi registrado no dia 31 de outubro de 2018. Durante mais de uma hora, a fila de internação para casos de urgência e emergência nos hospitais permaneceram zerados. Segundo a Regulação de Leitos do Município, as demandas são dinâmicas e essa situação pode se permanecer por algumas horas ou minutos.

Atualmente, Sorocaba conta com as Unidades Pré Hospitalares (UPHs) Norte, Leste e Oeste; os Pronto Atendimentos (PAs) nos bairros Laranjeiras, São Guilherme e Brigadeiro Tobias e a UPA (Unidade de Pronto Atendimento) no Éden. As sete unidades atendem mensalmente cerca de 70 mil pessoas na cidade.

Muito mais por Sorocaba!

Tags: