eGOV da Prefeitura de Sorocaba é apresentado em evento internacional da Microsoft
O trabalho de eGOV desenvolvido pelo setor de Tecnologia da Informação da Prefeitura de Sorocaba foi apresentado ao mundo por meio do CityNext, evento internacional, via Web, realizado pela Microsoft em São Paulo. O WebCast Microsoft CityNext tem como objetivo apresentar soluções para Educação, Cidades Sustentáveis, Inovação e Nuvem Digital para Prefeituras.
O CityNext reuniu as soluções de tecnologia de parceiros da Microsoft para atender às necessidades dos governos locais e regionais referentes às quatro grandes tendências tecnológicas da atualidade (Big Data, Nuvem, Mobilidade e Recursos sociais) aplicáveis em todas às quatro principais áreas do setor público: educação, governo, saúde e segurança pública.
O setor de TI da Prefeitura foi convidado para fazer palestra – no WebCast – abordando as soluções de eGOV definidas no Plano Diretor da Tecnologia da Informação, a base do governo eletrônico da Prefeitura de Sorocaba. Este trabalho resultou numa série de serviços e melhorias no atendimento ao cidadão, trazendo mais eficiência e eficácia no cotidiano do cidadão.
Conforme destaca o diretor de TI da Prefeitura, Maurício Rodrigues Gomes, dois bons exemplos de eGOV da Prefeitura de Sorocaba são o Sistema de Gestão da Iluminação Pública – que permite a solicitação de serviços de manutenção de iluminação em vias públicas pela internet e acompanhamento da efetivação pela internet – e o Aprove Fácil, que possibilita que o serviço de aprovação de obras na cidade de Sorocaba seja de forma totalmente eletrônica. “Este procedimento traz agilidade na abertura e correção de projetos de obras, na visualização das correções necessárias diretamente na planta ou nos documentos do projeto, acesso às informações a qualquer tempo e transparência do processo”, explica Rodrigues.
O eGOV é focado em três princípios básicos: melhoria no atendimento ao cidadão, explorando tudo que a tecnologia pode oferecer; desburocratização dos serviços, trazendo comodidade ao munícipe que não precisa se deslocar até a Prefeitura ou Casa do Cidadão; e maior transparência, na medida em que o cidadão pode acompanhar todo o processo de sua solicitação, do início ao fim, através da internet.
Segundo o diretor de TI da Prefeitura, procedimentos de forma eletrônica, oferecem maior comodidade aos profissionais, mais transparência ao processo, além da segurança da informação. Para começar a utilizar o sistema, é necessário realizar um cadastro rápido e fácil existente no Portal da Prefeitura. Com o número do processo ou do projeto, pode-se consultar as informações das análises de um projeto, entre outros benefícios, tudo pela internet.
Com a implantação da Infovia, a TI da Prefeitura de Sorocaba criou um ambiente digital que favorece a modernização da gestão pública, o empreendedorismo e o desenvolvimento econômico, além da ampliação da prestação de serviços aos cidadãos em diversas áreas. “A Infovia criou a infraestrutura de TI necessária à viabilização do eGOV”, comenta Maurício.
A Infovia interliga próprios municipais em diversos pontos da cidade, tais como o Paço Municipal, escolas, unidades básicas de saúde, Sabe Tudo, Casas do Cidadão, Urbes, Saae, bases da GCM, entre outros. O Datacenter é o ponto central de processamento de todos os serviços da Prefeitura e é a porta de saída da rede interna para a internet.
Durante a WebCast, Rodrigues também falou sobre a ação integrada ‘trânsito e segurança’, sistema que forma a chamada “Muralha Eletrônica de Sorocaba” envolvendo as principais avenidas e vias de acesso da cidade, que já começa a contar com os primeiros sistemas de identificação das placas de veículos, que estão sendo acoplados aos “radares” já instalados.
Tags:eGOV
