Cerca de 40 professores e auxiliares de educação foram capacitados
Em seu processo continuado de formação e atualização do corpo técnico, a Secretaria da Educação (Sedu) promoveu, nesta quarta-feira (8), um encontro de formação com cerca de 40 professores e auxiliares de educação que atuam com crianças de zero a 3 anos nos Centros de Educação Infantil (CEI) 08 – “Professor Messias Ribeiro de Noronha Cunha” e 101 – “Leonilda Cruz Maldonado”.
A ideia, segundo a coordenadora da Bebeteca do Centro de Referência em Educação (CRE), Maria Cristina Peres Vilas, foi o aprofundamento e a reflexão acerca das práticas de leitura para os pequenos, discutindo-se os porquês e as possibilidades nesta etapa da vida. “Suscitamos questões de como é possível e o que significa ler para este público, além da escolha certa de leitura para a faixa etária”, explicou.
A Bebeteca se configura num espaço especializado no atendimento à primeira infância, cujo objetivo é promover e estimular a leitura para bebês, cuja linguagem está em pleno processo de desenvolvimento. Além disso, essa biblioteca da primeira infância converge para a capacitação de agentes promotores da leitura, tanto daqueles oriundos do sistema educacional, quanto do próprio lar onde a criança está inserida. Neste caso, explica Cristina, por intermédio do Clube da Escola, as famílias frequentam a Bebeteca no segundo sábado de cada mês.
O treinamento proporcionou uma exploração do acervo da Bebeteca e a leitura, em voz alta, de textos que vão compor as sessões do bimestre abril/maio; em Contos – Livros de Arrepiar e, em Poemas – Poemas Brincantes. Os participantes ainda puderam conversar sobre as formas de se aproximar do seu público-alvo.
Novas unidades
De acordo com Cristina Vilas, ainda neste semestre três Centros de Educação Infantil (CEI) serão contemplados com uma Bebeteca. O processo visando determinar quais receberão as unidades envolve a inscrição voluntária, caracterizando o interesse no projeto, uma avaliação da Secretaria da Educação e a votação, por parte de todos os participantes, naquelas que forem, efetivamente, selecionadas. “Hoje estamos avaliando os interessados inscritos. Depois que selecionarmos aquelas aptas a receber, então convidaremos a todos para uma votação, num processo de escolha participativa”, reiterou a coordenadora do programa da Bebeteca.