Educadores participam de capacitação sobre incentivo à leitura para crianças

Por: Eduardo Santinon – esantinon@sorocaba.sp.gov.br

 Palestra e workshop foram ministrados pela professora mexicana Alma Carrasco, referência mundial nessa temática

 

Cerca de 160 educadores da Secretaria da Educação (Sedu) de Sorocaba marcaram presença na palestra ‘Comportamento Leitor. Se você ler para mim, eu leio’ e no workshop ‘Eventos de Leitura para Bebês’. As atividades aconteceram na última sexta-feira (24) em auditório da Faculdade de Engenharia de Sorocaba (Facens), ministradas pela professora Alma Carrasco. O aprendizado será utilizado na rede municipal para incentivar o gosto pela leitura entre crianças de 0 a 3 anos assistidas nas creches municipais.

Referência mundial nessa temática de educação, Alma Carrasco é investigadora do Instituto de Ciências Sociais e Humanidades ‘Alfonso Vélez Pliego’, da Benemérita Universidade Autônoma de Puebla, México, e psicóloga com estudos em Ciências da Linguagem, além de doutora em Educação pela Universidad Autónoma de Aguascalientes. Ela destacou a importância da ambientação do espaço na hora de ações de leitura. “Para cada proposta de leitura é preciso atenção a tudo: à tecnologia, ao livro, às ações da criança e do professor”.

O conceito de desenvolver a leitura entre bebês e crianças já é trabalhado na rede municipal por meio da Bebeteca, que funciona no Centro de Referência em Educação, no Jardim Saira. “Vamos ampliar e oferecer esse projeto em mais três unidades. Falta definir em quais escolas vão funcionar, de forma a melhor atender aos munícipes de cada região”, adianta Pedro Luís Rodrigues, responsável bela Bebeteca.

Pedro também está à frente do Programa Salas de Leitura, com a mesma proposta mas para um público infantil de outra faixa etária, desenvolvido em quarenta unidades de ensino da rede municipal. “O livro é um patrimônio cultural e o objetivo das atividades realizadas é incentivar o gosto pela leitura, de forma a se tornarem cidadãos mais participativos na sociedade”, completa.

Gestora de desenvolvimento educacional da Sedu, Waldirene Monteiro também participou da palestra e do workshop, e destacou a importância em incentivar a leitura desde cedo para as crianças. “O senso comum diz que as crianças não gostam de ler. Mas não gostam porque não são apresentadas aos livros ou são de forma equivocada. É preciso dar uma motivação e criar um comportamento. Aí quanto mais ela ler, mais ela vai pedir que quer mais”.

Essa cultura precisa estar alicerçada, sobretudo, no ambiente familiar e não ser relegada apenas à escola. “Muitos não têm um ambiente de leitura em casa. À escola e aos professores cabe fomentar isso para as crianças e suas famílias”, frisa Pedro. “Daí a importância de participar desse evento, que é mais uma etapa da formação continuada desenvolvida com os professores na rede. A cada mês, os educadores envolvidos nas Salas de Leitura se reúnem para troca de experiências”, finaliza Pedro.

Tags:, ,