Endereço: http://agencia-local.sorocaba.sp.gov.br/educadores-fisicos-passam-por-atualizacao-em-primeiros-socorros/
Acessado em: 30/11/2025 - 08h41

Educadores físicos passam por atualização em primeiros socorros


Como reagir e agir assertivamente mediante intercorrências com crianças e adolescentes no ambiente escolar. Essa foi a base do encontro que reuniu, nesta terça-feira (24), no Centro de Referência em Educação (CRE), os professores de Educação Física da Rede Municipal de Ensino para uma atividade de “Atualização em Primeiros Socorros”.

Promovido pela Secretaria da Educação, por meio do Programa Escola Saudável e da Seção de Apoio aos Programas de Saúde Escolar, o evento levou os oitenta profissionais da área a conhecer as mudanças nas manobras de salvamento e manutenção da vida em primeiros socorros.

Ligado à área da Saúde, os profissionais da Educação Física recebem as noções de prontossocorrismo ainda na cadeira acadêmica, mas torna-se necessária a sua atualização diante dos próprios avanços tecnológicos e das descobertas sobre o funcionamento do corpo humano.

Sem substituir o atendimento médico, o primeiro socorro consiste na assistência prestada fora do ambiente hospitalar, em todos os casos de lesões graves, e pode ser prestado por médico, enfermeiro, bombeiro ou qualquer pessoa treinada nas técnicas. É o caso do profissional de Educação Física, que tem em seu Código de Ética a obrigatoriedade de prestar atendimento em situação de necessidade, sob pena de ter penalizada uma omissão.

Com o apoio do Samu, os professores conheceram os novos parâmetros para aplicação da massagem cardíaca, as manobras de reversão de engasgamento, a imobilização de fraturas, o estancamento de sangue e até os cuidados com esfoliações e torções. Situações passíveis do ambiente escolar, principalmente entre os estudantes do Ensino Fundamental, que participam das aulas de exercícios físicos. “Acho que é muito importante termos relembradas e atualizadas essas noções com as quais tivemos contato lá na faculdade”, disse a educadora física Ruth Maria de Camargo Barros Moreira. 

Dentro da proposta do Programa Escola Saudável, também alguns professores da Rede fizeram o curso, assim como os auxiliares de educação que atuam cotidianamente com pequenos. O próximo grupo a integrar a atividade será o de inspetor de alunos.