Educadores conhecem Abordagem Educativa da cidade italiana de Reggio Emilia
Profissionais da Educação da Rede Municipal de Sorocaba e das Creches Conveniadas participaram, na última semana, do Encontro “Diálogo sobre o Projeto Educativo de Reggio Emilia” que aconteceu na Universidade Paulista – UNIP. Na oportunidade, os professores conheceram os princípios educativos das Escolas de Educação Infantil da cidade italiana de Reggio Emilia, consideradas as melhores do mundo e referência em educação da primeira infância.
O evento contou com a participação, também, do secretário da Educação, José Simões, da secretária de Desenvolvimento Social e Vice Prefeita, Edith Di Giorgi, da presidente do Fundo Social de Solidariedade, Maria Inês Moron Pannunzio, e da representante da RedSolare Brasil, Marilia Dourado, associação que há dez anos atua na articulação e difusão das ideias da prática educativa de Reggio Emilia, em defesa de uma cultura mundial da infância.
As palestras foram ministradas por Claudia Guidice, Presidente do Conselho Administrativo das Escolas e Creches da Infância de Reggio Emilia e Barbara Quinti, atelierista das escolas.
Durante o encontro, os educadores conheceram aspectos da abordagem criada pelo pedagogo e professor Loris Malaguzzi, autor do livro – “As Cem linguagens da Criança”.
Entre os princípios que norteiam esta abordagem estão o entendimento das crianças como protagonistas ativas do processo de desenvolvimento, a valorização nas creches de todas as linguagens, verbais e não verbais, a importância da participação dos pais e da comunidade, a pedagogia da escuta, documentação educativa e projetação.
As “Cem Linguagens” são tão valorizadas que em cada creche de Reggio Emilia há uma atelierista com formação em Arte e os ambientes são preparados com materiais naturais os mais diversos, aguçando a criatividade das crianças.
Há também uma grande integração entre professores, funcionários da escola, alunos e pais, que se envolvem de forma bastante intensa, ajudando, inclusive, a cuidar da escola. Todos atuam por uma educação de base com qualidade; o que fará toda a diferença na vida do cidadão.
“Foi uma oportunidade valiosa de refletirmos o trabalho nas nossas creches. Formamos, inclusive, um grupo de estudos que se reúne quinzenalmente para discutir os aspectos dessa abordagem”, avaliou Maria Inês Moron Pannunzio.
