Educação destaca participação em congresso das Cidades Educadoras

Por: André Reis - areis@sorocaba.sp.gov.br

 

O Secretário da Educação de Sorocaba, Flaviano Agostinho de Lima, trouxe na bagagem, após participar no último fim de semana, do XV Congresso promovido pelo Comitê Executivo da Associação Internacional das Cidades Educadoras (AICE), em Lisboa/Portugal, a troca de experiências das dezenas de cidades entre os 48 países participantes. Junto também vieram três grandes princípios básicos a serem trabalhados no município que é o “Direito a uma cidade educadora”, o “Compromisso da própria cidade com as políticas públicas” e a “Preocupação do serviço integral com as pessoas”.

Sorocaba é membro da AICE desde 2006 e, por reconhecer a importância da Associação e da trajetória da cidade enquanto membro, candidatou-se e assumiu vaga no Comitê Executivo 2014-2018, para contribuir para desenvolver e fortalecer as ações.

O Comitê Executivo é peça fundamental para o desenvolvimento da Rede, portanto, a participação dos membros e técnicos é de extrema importância, aponta o secretário da Educação. “Tivemos uma assembleia geral ordinária, que foi um evento que é anual e muito importante para nossa cidade”, disse.

Segundo Flaviano, o primeiro dia do evento serviu para o resgate das ações desenvolvidas em 2015, que são os relatórios devidamente auditados, bem como a discussão para o 14º Congresso que será realizado em Rosário, na Argentina, de 1 a 4 de junho deste ano. “Na oportunidade debatemos vários outros assuntos relacionados às atividades das Cidades Educadoras”, explicou. São 480 Cidades Educadoras espalhadas em 48 países.  “Isso é bastante significativo, pois trata-se de um momento para trocas de experiências”, reiterou.

De acordo com o secretário, o congresso vai além das funções tradicionais e tem em vista a formação e promoção de cada habitante, abrangendo todas as idades para uma formação ao longo da vida. “Durante os encontros não se falou da educação formal, mas da informal e relacionando a todos os campos para que se possa desenvolver valores da na sociedade”, conclui.

 

Tags:,