O cadastro para professores eventuais na Rede Municipal de Ensino segue até sexta-feira, dia 4. A Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria da Educação (Sedu), está cadastrando os interessados em atuar, de forma autônoma, nas 144 escolas do município.
Não há limite de inscrição e cada professor pode se cadastrar em quantas unidades quiser. A novidade deste ano é que os interessados devem apresentar o número da Inscrição Municipal.
Para os Professores Eventuais I é necessário ter formação em Pedagogia, com habilitação em Educação Infantil. Para os Eventuais II é preciso diploma de Licenciatura específico. No caso dos professores de Educação Física é necessário, ainda, curso e registro no conselho de classe.
Os professores serão escolhidos por meio de um processo de classificação. No dia 14 de março será divulgada a primeira listagem, cabendo recurso nos dias 15 e 16 de março. No dia 21 do mesmo mês será publicada a classificação final. Essas listagens ficarão expostas nas unidades de ensino.
Conforme a Lei 11.252, o cadastrado deverá possuir Inscrição Municipal na Prefeitura de Sorocaba e na Previdência Social, para atuar na atividade autônoma de professor eventual.
A chefe da seção de Atribuição e Ingresso da Sedu, Aliane Mendes, informa que o interessado em fazer o cadastro deve providenciar sua inscrição municipal junto ao Sistema de Atendimento ao Munícipe (SAM), situado no andar térreo do Paço Municipal, das 9 às 16h. Para tanto deve comparecer munido dos documentos pessoais, comprovante de endereço e diploma.