Endereço: http://agencia-local.sorocaba.sp.gov.br/educacao-atribui-167-vagas-para-peb-i/
Acessado em: 30/11/2025 - 05h24

Educação atribui 167 vagas para PEB-I

Por: André Reis - areis@sorocaba.sp.gov.br

Foto: Zaqueu Proença - zbueno@sorocaba.sp.gov.br

Professores vão atuar no Programa Escola em Tempo Integral, que ocorre nas unidades da Oficina do Saber

 

A Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria da Educação (Sedu), realizou nesta terça-feira (07) a sessão de escolha para as 167 vagas ao cargo de Professor de Educação Básica I (PEB-I). A atribuição, relacionada a 18 unidades da Oficina do Saber, ocorreu no auditório da Escola Municipal “Oswaldo Duarte”, no Wanel Ville II.

O secretário da Educação Flaviano Agostinho de Lima destaca que esses novos professores atuarão no Programa Escola em Tempo Integral, que é desenvolvido nas unidades da Oficina do Saber. “Com essa atribuição teremos professores fixos do nosso quadro de docentes, atuando especificamente na Escola em Tempo Integral”, completa.

A chefe de divisão de planejamento e controle da vida funcional, Renata Alessandra Leite, frisa que foram convocados mais que o dobro de professores, justamente para garantir que todas as vagas sejam preenchidas. “De acordo com o número de classificação, os professores são chamados e escolhem a unidade para atuação”, explica.

Raiane Medrado, 27 anos, atua na Rede Municipal de ensino desde fevereiro deste ano, como auxiliar de educação. “Assumi o cargo de auxiliar, até que fosse chamada para o cargo de PEB-I, e esse dia chegou”, comenta a professora. Formada em Pedagogia, ela explica que o objetivo foi alcançado, que era assumir o cargo efetivo de professora no município.

“Estava com aulas em São Paulo e morando aqui em Sorocaba” completa a professora Erica Iori, 30 anos. Ela conta ainda que agora poderá trabalhar mais próximo de sua casa; escolheu para atuar na Oficina do Saber do Conjunto Habitacional Júlio de Mesquita Filho.

Outra que também estava no cargo efetivo de auxiliar de educação da Rede, é a professora Carla Aparecida Lopes, 43 anos. Ela, que também é formada em Educação Física, concluiu o curso de Pedagogia e aguardava ansiosamente ser chamada. “Nada melhor do que ser efetivo no cargo de professor e ter um emprego com segurança”, explica.

Também durante a sessão de escolha de vagas desta terça-feira, os professores fizeram o agendamento para a avaliação do estado de saúde física e mental, para fins admissionais.

 

Inspetor de alunos

Nesta quarta-feira (8), a Sedu promove a atribuição para o cargo de Inspetor de Aluno. De acordo com o Concurso Público nº 08/2014, serão convocados os candidatos aprovados e classificados de 29 a 61. A sessão de escolha será às 9h, no Salão de Vidro, que fica no andar térreo do Paço Municipal.

Nessa sessão de escolha de vagas, o candidato deve apresentar carteira de identidade com foto. A Secretaria da Educação reitera que os aprovados e classificados vão participar da escolha de vagas, obedecendo rigorosamente à ordem de classificação final.