Educação ambiental e diversão no Parque Chico Mendes
Por: Laura Vieira - lauravieira@sorocaba.sp.gov.br
Foto: Alexandre Lombardi
Tudo dentro de mais uma edição do ‘Naturando’
Em janeiro tem educação ambiental e diversão para toda a família, de graça, no Parque Natural dos Esportes “Chico Mendes”. O projeto de férias “Naturando” será realizado nos dias 23 e 24, e depois 30 e 31 de janeiro (dois finais de semana consecutivos), sempre das 14h às 16h30. Não é necessário fazer inscrição antecipada. Basta aparecer nos dias e horários para se divertir e aprender mais sobre o meio ambiente. A participação de crianças ou adolescentes menores só será aceita mediante presença dos pais ou responsáveis.
O tema escolhido para a edição 2016 é “Biodiversidade de Sorocaba”. Todas as atividades foram planejadas para integrar as famílias e oferecer de forma lúdica e educativa, conteúdos relacionados ao meio ambiente. Serão realizadas oficinas ambientais, contação de história, desenhos e pinturas faciais. Confira a programação:
Oficina ambientais:
Oficina de ‘binóculo’ : As crianças aprenderão a confeccionar um ‘binóculo de brinquedo’ utilizando rolinhos de papel higiênico, cola, barbante e tinta. Com o instrumento elas poderão observar os pássaros do parque e de seus bairros. Serão distribuídos folhetos com imagens dos pássaros mais comuns em Sorocaba, para que as crianças possam fazer o reconhecimento. Nesta atividade serão trabalhadas a observação dos pássaros, a tridimensionalidade, a pintura, a coordenação motora e a concentração da criança.
Oficina de bilboquê: Aqui a criança aprende a confeccionar um bilboquê inspirado num jardim. A brincadeira consiste em conseguir encaixar uma abelha dentro de uma flor. O brinquedo será confeccionado com garrafa pet e EVA (Etil Vinil Acetato), um tipo de borracha colorida, muito utilizada em artesanato e pisos. Nesta oficina serão trabalhadas a interação animal/planta, a importância das abelhas, a coordenação motora e a concentração das crianças.
Oficina de Filtro dos Sonhos: Filtros dos Sonhos ( Dream Catchers) são objetos artesanais que lembram uma teia de aranha. Eles são originais da tribo indígena americana Ojibwe (ou Chippewa) e hoje são bastante utilizados como amuletos de sorte ou simplesmente peças decorativas. Os índios acreditavam que o filtro era capaz de separar os sonhos bons dos pesadelos. Na oficina as crianças utilizarão cipó encontrados no próprio parque para confeccionar os filtros. Aqui são trabalhadas a biodiversidade de vegetação do parque e a coordenação motora.
Máscara de carnaval de garrafa pet: com a proximidade do carnaval, o público aprenderá a fazer máscara a partir de uma garrafa pet usada. Para que seja trabalhado o tema biodiversidade, as máscaras serão confeccionadas com os temas de animais.
Em todas as oficinas também é discutida a importância da sustentabilidade por meio do reaproveitamento de materiais e a redução do consumo. As crianças poderão levar todos os objetos confeccionados para casa.
Contação de história: todos os dias, sempre às 16h, será contado o conto “Juca e a Árvore”, de autoria da servidora da Sema Carolina Barisson, dentro do tema biodiversidade.
Pintura facial: Com tinta apropriada as crianças poderão colorir o rosto com desenhos de flores e animais. Os desenhos serão feitos por especialistas em pintura facial.
Desenhos: serão distribuídos desenhos para que as crianças possam pintar, tendo como tema a biodiversidade de Sorocaba. Desta forma serão passados conteúdos relacionados a fauna do município de Sorocaba.
O Parque “Chico Mendes” está localizado no Alto da Boa Vista, na Av. 3 de Março, 1.025 e o telefone da unidade é o 3228-1256.
Tags:meioambiente, Naturando
