Educação Ambiental do Saae conscientiza a população sobre o uso racional da água
Autarquia recebe diariamente dezenas de denúncias da população
Desde o último mês de outubro, a equipe de Educação Ambiental do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) de Sorocaba vem desenvolvendo um trabalho diferenciado de orientação e conscientização sobre o uso racional da água, abrangendo a cidade como um todo, e que consiste em visitas aos diversos bairros, com a abordagem aos munícipes denunciados ou flagrados em situações de desperdício.
De acordo com o diretor-geral da autarquia, engenheiro Adhemar José Spinelli Júnior, rotineiramente o Saae/Sorocaba já orienta a população no sentido de evitar o desperdício de água, por meio das suas ferramentas de comunicação, mas devido à crise hídrica enfrentada por todo o Estado, em decorrência da falta de chuvas, decidiu-se por realizar um trabalho mais interativo junto à população.
“Felizmente, grande parte dos munícipes já demonstra a conscientização desejada no que diz respeito ao uso correto da água, mas ainda existem algumas pessoas que insistem em manter hábitos equivocados, principalmente aquela situação de lavar calçadas e ruas com a utilização de mangueiras, fato que chama muito a atenção de todos e gera indignação dos vizinhos, que têm procurado a autarquia, registrando as suas denúncias e exigindo uma atitude de nossa parte”, explica Spinelli.,
Diariamente, dezenas de denúncias são encaminhadas aos canais de comunicação do Saae/Sorocaba, que incluem os telefones 0800 770 11 95 (ligação gratuita) e 3224.5800, e o atendimento on-line, pelo endereço eletrônico fale@saaesorocaba.sp.gov.br. De posse dos endereços informados, as agentes de Educação Ambiental da autarquia se dirigem aos bairros e fazem a visita aos munícipes denunciados ou flagrados, entregando-lhes uma notificação e um folheto educativo, ambos solicitando a colaboração, para que assim a cidade continue sendo abastecida normalmente. Aproveitando a visita, as agentes percorrem o bairro e sempre que um flagrante de desperdício acontece, a abordagem também é feita. Segundo as agentes, em torno de dez notificações são realizadas a cada dia.
“Num primeiro momento, o nosso trabalho é de orientação e de conscientização junto à população, mostrando aos munícipes – por meio de uma conversa franca e amistosa – a situação difícil que todo o Estado enfrenta, e a necessidade de todos colaborarem, para que Sorocaba continue mantendo a boa qualidade de distribuição de água que possui e desta forma seja afastada a possibilidade de situações críticas vivenciadas por outros municípios”, destaca Márcia Radin Bueno, integrante da equipe de Educação Ambiental do Saae/Sorocaba.
Multa de R$ 468,00
De acordo com levantamento realizado, desde que o trabalho de campo começou a ser realizado, 313 denúncias foram recebidas, provenientes de todas as regiões e dos mais diversos bairros da cidade. “De uma forma geral, estamos sendo bem recebidos. As pessoas normalmente entendem que a nossa abordagem não tem o objetivo de intimidar, e sim de orientar e conscientizar, mas deixamos claro também que se não houver colaboração e a reincidência ocorrer, vamos aplicar o rigor que o regulamento da autarquia prevê”, explica Gláucia Cristini Franco, também integrante da equipe de Educação Ambiental do Saae/Sorocaba.
De acordo com o artigo 49 do Decreto 14.644, de 25 de novembro de 2005, que regulamenta os serviços públicos prestados pelo Saae/Sorocaba, “é passível de multa e/ou supressão do fornecimento de água o munícipe que obstar a fiscalização e o trabalho dos funcionários credenciados ou usar indevidamente a água, provocando desperdício”. O mesmo decreto prevê ainda que a multa por desperdício de água corresponde ao valor do consumo de 400 metros cúbicos de água, que no caso da categoria residencial equivale a R$ 468,00.
Até o momento, porém, apenas um caso de reincidência foi constado, referente à obra de um empreendimento comercial, que não atendeu a notificação e a solicitação para a eliminação da prática de desperdício de água flagrada pelas agentes da autarquia, e desta forma foi aberto o processo para a aplicação da multa correspondente.
Tags:Abastecimento, Abastecimento, Água, Água, Educação Ambiental, Educação Ambiental
