Endereço: http://agencia-local.sorocaba.sp.gov.br/edicao-2015-dos-projetos-viva-dinamiza-e-amplia-espacos/
Acessado em: 30/11/2025 - 09h18

Edição 2015 dos Projetos “Viva” dinamiza e amplia espaços


Quase dois anos após a criação dos Projetos “Viva”, que teve início em julho de 2013 com o “Viva o Centro”, a Prefeitura de Sorocaba, por intermédio da Secretaria da Cultura (Secult), retoma, na segunda quinzena de abril, as edições completas do evento que incluem o “Viva a Praça” e “Viva o Bairro”.

Com uma nova dinâmica, o “Viva o Centro” expande suas atividades para além da Praça Frei Baraúna e ganhará uma versão Mambembe pela área central, às quartas-feiras, em horário comercial. “Queremos levar ao público frequentador da região uma oportunidade do contato com as mais diversas formas de arte”, disse o Diretor de Área da Secult, Régis Massarotto, explicando que estas poderão ser fixas, num determinado ponto, quanto circulante, de acordo com as performances.

Ao mesmo tempo, a agenda da Secretaria da Cultura agora leva as atrações artísticas, de lazer e bem-estar à Praça Frei Baraúna no segundo e no quarto domingo de cada mês. A ideia é, além de potencializar a participação popular, fortalecer a relação do sorocabano com outros espaços de convivência. 

 

Nos bairros

Também a dinâmica do “Viva o Bairro” sofreu mudanças. A partir do próximo mês, a retomada do projeto terá quatro momentos distintos. Num sábado as atividades estarão restritas a uma apresentação musical, uma intervenção artística e uma sessão de cinema. Neste formato, a ação ganhou novo horário e acontecerá das 16 às 22h. Num outro momento, o entretenimento e o lazer serão oferecidos no sábado e no domingo. Aqui a programação se amplia e terá brincadeiras e atividades infantis, exposições, música, intervenções, circo e teatro, entre outras.

Até o fim do ano, cada bairro participante receberá as atrações por duas vezes. No roteiro da Secult, saiu a Vila Helena e, a partir desta edição, será a comunidade do Nova Sorocaba a receber o evento. Continuam no rol das localidades bairros como Éden; Vila Formosa; Vitória Régia; Parque São Bento; Ana Paula Eleutério; Vila Sábia; Nova esperança. Brigadeiro Tobias; Aparecidinha e Jardim Santa Bárbara.

 

Nas praças

O sorocabano acostumado a aproveitar as manhãs e tardes de domingo no Parque Carlos Alberto de Souza, no Campolim, e no Parque das Águas continuará a curtir boas apresentações musicais. Segundo Régis Massarotto, a Secretaria da Cultura está fechando a agenda de espetáculos para esses dois espaços que, semanalmente, recebe centenas de pessoas. “Procuramos atender aos mais variados públicos, oferecendo um cardápio o mais plural possível no que diz respeito aos etilos”, acentuou. 

A Biblioteca Municipal “Jorge Guilherme Senger”, que em 2014 passou a integrar os pontos de realização do “Viva a Praça”, desta vez, terá apenas um evento no mês – sempre no primeiro sábado – e na modalidade musical.