Endereço: http://agencia-local.sorocaba.sp.gov.br/domingo-tem-show-gratuito-de-lenine-nos-jardins-do-paco/
Acessado em: 30/11/2025 - 03h12

Domingo tem show gratuito de Lenine nos jardins do Paço

Por: Mariana Campos – macampos@sorocaba.sp.gov.br

Artista vai apresentar músicas inéditas do novo disco “Carbono”, além de grandes sucessos de sua carreira

 

Neste domingo (dia 30), às 17h, a população sorocabana terá a oportunidade de conferir gratuitamente o show do cantor e compositor pernambucano Lenine, que apresentará canções inéditas do seu recém-lançado disco “Carbono”. A apresentação ocorrerá ao ar livre, num palco externo que está sendo instalado nos jardins do Paço Municipal, ao lado do Teatro Municipal “Teotônio Vilela” (TMTV), no Alto da Boa Vista.

Promovido pela Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria da Cultura (Secult), o show encerra a programação especial de aniversário de 361 anos de fundação de Sorocaba e o projeto “Sorocaba Paço e Compasso”.

Na apresentação musical, o público vai conferir as onze faixas do novo disco do artista, como “Castanho”, parceria com Carlos Posada; “Simples assim”, feita com Dudu Falcão; e “Cupim de ferro”, feita em parceria com a Nação Zumbi; além de outros sucessos da carreira do artista, como “Na pressão”, “O Dia em Que Faremos Contato” e “Labiata”.

Ao lado de Lenine, estarão no palco Bruno Giorgi (bandolim, guitarra, efeitos e vocais), JR Tostoi (guitarra e vocais), Guila (baixo, synth e vocais) e Pantico Rocha (bateria e vocais).

O cenário do show foi concebido pela designer Natália Lana e pelo light designer Robson de Cassia, que ficou a cargo também da iluminação. Lâmpadas abastecidas por energia solar e pneus reciclados compõem a cena, em sintonia com o projeto de redução do impacto ambiental da turnê, que também envolve o plantio de árvores para neutralização das emissões de CO².

Sobre o disco “Carbono”

Gravado de janeiro a março de 2015 no Rio de Janeiro (RJ), São Paulo (SP), Salvador (BA) e em Amsterdam, na Holanda, o disco “Carbono” foi lançado em abril deste ano pelo selo Casa 9, com distribuição da Universal Music. O novo projeto autoral de Lenine traz aos fãs músicas que vão da viola pantaneira ao afro jazz, da valsa moderna ao frevo n’roll.

O álbum tem onze canções inéditas e foi produzido por Lenine ao lado de Bruno Giorgi e JR Tostoi. O baterista Pantico Rocha e o baixista Guila aparecem também como compositores. Pupillo, Tó Brandileone e o maestro holandês Martin Fondse participaram na coprodução de algumas faixas.

O disco ainda conta com a participação de Marcos Suzano, Carlos Malta, Nação Zumbi, Martin Fondse Orchestra, Letieres Leite com sua Orkestra Rumpilezz, e o violeiro Ricardo Vignini.

Confira entrevista com Lenine:

Pergunta: Qual a expectativa para o show em Sorocaba?
Lenine: As expectativas são as melhores do mundo até porque a gente tem um grande pretexto aí, que é comemorar essa data, 361 anos. Rapaz, não é para qualquer um não. E a possibilidade de, junto a isso, mostrar meu novo projeto “Carbono”. Estou cheio de expectativas maravilhosas.

Pergunta: Você fez um show em Sorocaba em 2011. O que sente nesta volta?
Lenine: Voltar é sempre bom. Poder respirar novamente o ar da cidade, rever alguns amigos que fiz da primeira. É sempre muito bom.

Pergunta: Você faz um trabalho voltado para sustentabilidade e Sorocaba já recebeu o prêmio de Cidade Sustentável. Como você analisa essa fase da sustentabilidade?
Lenine: Que bom. Não tinha essa informação que você acaba de me dar. Eu acho muito bacana porque é uma equação que está presente em tudo o que faço: essa adequação em cima do ambiente, pensando a gente como ser humano, numa visão mais planetária, mais holística. A gente precisa realmente tomar algumas atitudes, ver alguma possibilidade de deixar um futuro possível para próximas gerações.

Pergunta: Você gosta de andar de bicicleta e sabe que a cidade tem uma das maiores ciclovias do Brasil?
Lenine: Eu gosto. Gosto de caminhar, de nadar, gosto de pegar jacaré (ri). Que maravilha, que maravilha (as ciclovias). Acho que não vai dar tempo de dar uma pedalada como eu gosto. Mas quem sabe!?

Pergunta: Desde maio, você já está trabalha o show Carbono. Quem for ao show pode esperar o que desse novo trabalho?
Lenine: O Carbono, até pelo próprio título, né, tá impregnado das questões que envolvem o meio ambiente. De como homem está começando a mudar a equação do planeta. Isso é único na história desse planeta. Uma espécie fazer pender a balança de todo um sistema planetário. E a gente tem que se debruçar sobre isso. Tentar soluções, mudar de atitude. Ter uma consciência em relação ao que está acontecendo. Como músico e cronista faço minha parte mostrando, cantando, divulgando as questões que me incomodam.

Pergunta: Quem acompanhar o show também vai relembrar seus grandes sucessos?
Lenine: Na verdade, algumas músicas ficaram de fora. Mas tem um momento, no meio do show, que eu toco um pouco dessas canções. Porque, na verdade, o Carbono também tem uma ambiência sonora que me permitiu exercitar outras canções, sabe, dentro de uma trajetória de trinta anos que é o universo de atuação das minhas canções. Já são mais de trinta anos que estou nesta estrada. Então, fico pinçando canções de todos esses momentos. Assim é o Carbono.

Pergunta: Como você analisa a música brasileira hoje?
Lenine: Nunca se fez tanta coisa bacana. Apesar dessa coisa da indústria do disco já quase não existir mais. No entanto, nunca se ouviu tanta música; nunca se produziu tanto de uma maneira tão democrática. Está muito acessível, hoje em dia, você fazer o seu trabalho, produzi-lo, fazer o disco e sair em turnê. Está cada vez mais fácil, mais democrático. E isso é benéfico para todo mundo.

Pergunta: Existe muita polêmica na questão da distribuição de música gratuita pela internet. Qual a sua opinião?
Lenine: Essas novas modalidades de negócio – no universo digital – a gente não entendeu ainda e as possibilidades são muitas. Agora, a grande verdade que se divulgou sobre a rede, a internet, é que ela era livre e de graça. Olhe que são duas grandes mentiras: não tem nada de livre e tem muita gente ganhando dinheiro com isso (ri). Então, a gente precisa descobrir esses caminhos e as possibilidades reais de novos negócios dentro da nuvem, dentro da internet.

Pergunta: Um convite para o Sorocabano!
Lenine: Então, rapaziada de Sorocaba. Agora, dia 30 de agosto, a gente tá junto fazendo um show em comemoração ao aniversário da cidade. Eu conto com todo mundo lá. E a gente vai celebrar Carbono.

Serviço:

Lenine – Show Carbono

Quando: 30 de agosto (domingo)

Horário: 17h

Onde: Paço Municipal – palco externo instalado no jardim ao lado do Teatro Municipal “Teotônio Vilela” (TMTV)

Endereço: Avenida Engenheiro Carlos Reinaldo Mendes, 3.041, no Alto da Boa Vista.

Quanto: Gratuito

Estacionamento gratuito

Mais informaçõeswww.sorocaba.sp.gov.br/aniversario[1] ou pelo telefone (15) 3211.2911, de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h.

Endnotes:
  1. www.sorocaba.sp.gov.br/aniversario: http://www.sorocaba.sp.gov.br/aniversario