Domingo acontece o “Despertar das Flores” no Parque Vitória Régia

Shows, teatro de fantoche, grafite e até corte de cabelo fazem parte da programação gratuita

A garotada do Parque Vitória Régia, na Zona Norte de Sorocaba, poderá se divertir neste domingo (8), das 10h às 17h, durante a realização do Projeto “Despertar das Flores” na Rua Orsélio Pereira, 294. O evento levará gratuitamente música, oficinas de grafite, teatro de fantoche, entre outras atividades para a comunidade local.

A ação é realizada por jovens dos coletivos Cultura Urbana e Ideia Coletiva, que têm como objetivo levar atividades culturais e de conscientização para crianças que vivem nos bairros mais afastados do Centro de Sorocaba. O projeto conta com apoio da Coordenadoria da Juventude da Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes) e da Secretaria da Cultura (Secult).

No local as crianças também poderão participar de oficina de pintura, fazer corte gratuito de cabelo, divertir-se em brinquedos infláveis como pula-pula e tobogã, e ainda se deliciar com bolo, refrigerante e algodão-doce. “São realizadas várias oficinas para as crianças, mas tem atividades também para os jovens e adultos. A nossa ideia é tirar a molecada da rua e ocupar a cabeça deles com coisa boa”, conta o Davi Sousa Batista, 27 anos, que mora no Parque Vitória Régia e é o idealizador do projeto.

Durante todo o evento, os jovens dos coletivos realizarão grafite colorindo os muros das residências do bairro, sempre com a autorização dos moradores.

Quem for ao local ainda poderá conferir shows de Rap com Tábata Alves (São Paulo), MC Eggs (Sorocaba), NGO (Votorantim), Projetoom (Boituva), Dom Rap (Itapetininga) e Função (Sorocaba). A discotecagem ficará sob a responsabilidade do DJ Marcião. Um carro de som da Prefeitura de Sorocaba também animará o evento.

De acordo com Davi, pessoas voluntárias são muito bem-vindas ao projeto, assim como patrocinadores. “Precisamos de pessoas que queriam participar fazendo algo produtivo e benéfico para levarmos aos bairros. E também não queremos dinheiro. O que precisamos em todas as edições são latas de tinta latex de parede para fazermos os grafites”, explica. Segundo ele, são gastos dez latas por edição, o que gera um custo de R$ 500 por evento.

Para 2015, estão programadas oito edições. A próxima acontecerá em abril no Parque São Bento. Os interessados em participar e colaborar com o Despertar das Flores podem entrar em contato com Davi, pelo telefone (15) 99836.5574.

 

Tags:, , ,