Endereço: http://agencia-local.sorocaba.sp.gov.br/dois-ibis-sagrados-nascem-no-zoologico-de-sorocaba/
Acessado em: 19/01/2026 - 01h23

Dois íbis-sagrados nascem no zoológico de Sorocaba

Por: Laura Vieira - lauravieira@sorocaba.sp.gov.br

Foto: Emerson Ferraz - eferraz@sorocaba.sp.gov.br

O Parque Zoológico Municipal “Quinzinho de Barros” ganhou novos moradores: dois filhotes de íbis-sagrado, nascidos no mês de abril. Natural da África, esse tipo de ave é encontrada também em alguns países da Europa, sendo que no Brasil a espécie pode ser vista somente em cativeiro.

Os íbis-sagrados (Threskiornis aethiopicus) são aves de grande porte e que vivem em bandos, sempre próximos a rios e lagos. Os filhotes se desenvolvem rapidamente e em poucos meses alcançam a altura dos pais. A plumagem é branca e preta e os adultos têm bico longo e negro; os jovens, rosado.

A reprodução em cativeiro não é rara e os machos ajudam as fêmeas a cuidar dos filhotes. “Já tivemos casos aqui no zoológico que foi necessário separar os recém-nascidos dos pais, porque os menores não conseguiam se alimentar. Agora não foi necessário, a criação está sendo feita de forma natural, nos ninhos”, explicou a bióloga especialista em aves, Luana Longon Roca.

Essas aves alimentam-se de peixes, crustáceos, anfíbios e répteis, incluindo serpentes. Esse pode ser um dos motivos por serem considerados sagrados no Egito: comendo os animais peçonhentos eles ajudavam a proteger a raça humana. Há registros de íbis que foram mumificados e enterrados junto aos Faraós, além disso o Deus Thoth era representado pela imagem de um homem com cabeça de íbis.

No zoológico de Sorocaba existem 16 íbis-sagrados, entre jovens, adultos e agora os dois filhotinhos. Eles vivem no recinto destinado às Aves Pantaneiras e podem ser visitados de terça a domingo, das 9h às 17h. O Parque Zoológico Municipal “Quinzinho de Barros” fica na Rua Teodoro Kaisel, 883, na Vila Hortência.