Documentário “Lixo Extraordinário” será exibido no Jardim Botânico
Por: Mariana Campos – macampos@sorocaba.sp.gov.br
Após a exibição do filme será realizado um debate sobre o tema
Nesta sexta-feira (dia 4), às 20h, os sorocabanos terão a oportunidade de conferir gratuitamente o documentário “Lixo Extraordinário” (2011), com direção de Lucy Walker, no Jardim Botânico “Irmãos Villas-Bôas”. Para participar basta comparecer ao local, não é necessário fazer inscrição prévia. A entrada é gratuita.
Iniciativa da Prefeitura de Sorocaba, por meio do Fundo Social de Solidariedade de Sorocaba (FSS) e das Secretarias do Meio Ambiente (Sema) e da Cultura (Secult), a atividade integra a programação do Projeto “Cena de Cinema”, que oferece toda a estrutura de assento para 150 pessoas, tela gigante e sistema de som de cinema, fazendo com que o telespectador vivencie toda a emoção da história.
Filmado ao longo de dois anos (agosto de 2007 a maio de 2009), “Lixo Extraordinário” acompanha o trabalho do artista plástico Vik Muniz no Jardim Gramacho, o maior aterro sanitário da América Latina, localizado na periferia de Duque de Caxias (RJ). Lá, ele fotografou um grupo de catadores de materiais recicláveis, com o objetivo inicial de retratá-los. No entanto, o trabalho com esses personagens revela a dignidade e o desespero que enfrentam quando sugeridos a reimaginar suas vidas fora daquele ambiente.
A equipe tem acesso a todo o processo e, no final, revela o poder transformador da arte e da alquimia do espírito humano. O filme foi consagrado pelo público como melhor documentário em festivais como Sundance, Berlim e Paulínia, entre outros.
Após a exibição do filme será realizado um debate com Maria Inês Pannunzio, presidente do FSS, e Aldo Bittencourt, chefe da Seção de Parques da Secretaria do Meio Ambiente (Sema).
O Jardim Botânico fica na Rua Miguel Montoro Lozano, 340, no Jardim Dois Corações, e funciona de terça a domingo, das 9h às 17h. Mais informações pelo telefone (15) 3227.9996.
Ficha Técnica
Direção: Lucy Walker
Codireção: João Jardim, Karen Harley
Produção: Angus Aynsley, Hank Levine
Coprodução: Peter Martin
Produção Executiva: Fernando Meirelles, Miel de Botton Aynsley, Andrea Barata Ribeiro, Jackie de Botton
Música: Moby
Edição: Pedro Kos
Direção de Fotografia: Dudu Miranda
Codireção de Fotografia: Heloisa Passos, Aaron Phillips
Mixagem de Som: Aloysio Compasso, José Lozeiro
Duração: 99 minutos
Ano de produção: 2009
Classificação Etária: Livre
Tags:Cultura, Meio Ambiente
