Endereço: http://agencia-local.sorocaba.sp.gov.br/doacao-de-quase-800-mudas-marca-dia-da-arvore-em-sorocaba/
Acessado em: 30/11/2025 - 07h24

Doação de quase 800 mudas marca Dia da Árvore em Sorocaba


Foto: Emerson Ferraz - eferraz@sorocaba.sp.gov.br

Na Praça Coronel Fernando Prestes, população pôde retirar gratuitamente espécies nativas e frutíferas e ainda conferir a exposição “Refúgios da Biodiversidade”

Nesta segunda-feira (dia 21), quando se comemora o Dia da Árvore, a Prefeitura de Sorocaba realizou a doação de quase 800 mudas de árvores de espécies nativas e frutíferas na Praça Coronel Fernando Prestes, no Centro. A população pôde retirar no local, das 9h30 às 16h, exemplares de amora, goiaba, paineira-rosa, flamboyant e araçá-amarela, além de conferir gratuitamente a exposição “Refúgios da Biodiversidade”.

Promovidas pela Secretaria do Meio Ambiente (Sema), as atividades de Educação Ambiental visam utilizar praças, parques e outras áreas públicas para sensibilizar a população sobre a importância da conservação e recuperação da biodiversidade da cidade, bem como incentivar a arborização urbana do município.

O objetivo desta ação foi de contribuir para a promoção do aumento do número de árvores plantadas no município, conforme o Plano de Arborização Urbana de Sorocaba, e sensibilizar as pessoas sobre a proteção e recuperação das áreas verdes do município.

De acordo com o censo arbóreo realizado em 2012 pela Prefeitura de Sorocaba, por meio de um convênio com a Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), a cidade tem em sua área urbana cerca de 75 mil árvores, de cerca de 430 espécies, distribuídas pelas ruas, avenidas e alamedas.

Público

A manicure Elisabete Cristina Silva Amorim, moradora do bairro Quintais do Imperador, aproveitou que estava comprando materiais de trabalho no Centro de Sorocaba e levou uma muda de goiaba para planta no quintal de casa. “Adoro árvore, sempre morei em chácara e dou muito valor a ela”, afirmou.

Quem também pediu uma muda foi a desempregada Mirian de Mello, moradora do Jardim São Lourenço. Ela levou uma amoreira para plantar no sítio da cunhada. “Acho importante termos mais árvores na cidade. Sorocaba é bonita e arborizada, mas aqui é muito quente. Perto de casa, no bairro Maria Antonia Prado, tem pista de caminhada arborizada, é bem gostoso”, comentou.

Outro munícipe que vai contribuir na arborização urbana será o estudante Murilo Dias Moreira, da Vila Haro. “Vou levar esta muda de goiaba para plantar no quintal de casa com meu avô. Ele adora mexer com terra e ama árvore”, declarou.

Orientações

Antes do munícipe escolher a espécie a equipe da Secretaria do Meio Ambiente apresentou as características e fotos de cada espécie, com informações da época de sua floração e a altura máxima que cada uma atinge. As pessoas receberam orientações de como realizar o plantio e receberam um folheto com instruções, com dicas e cuidados com a árvore.

Já a exposição destacou as ações relativas ao Projeto “Refúgios da Biodiversidade”, que integra o Programa “Sorocaba Cidade da Biodiversidade”. As pessoas puderam conferir espécies de animais taxidermizados (empalhados) encontradas próximas ao rio Sorocaba e aos corpos d’água, indicando os efeitos positivos desta iniciativa para a ampliação e manutenção das áreas verdes no município, como o ratão-do-banhado, biguá e o lobo-guará.