Endereço: http://agencia-local.sorocaba.sp.gov.br/diretor-geral-do-saae-realiza-visita-as-adutoras-e-a-centros-de/
Acessado em: 30/11/2025 - 07h26

Diretor-geral do Saae realiza visita às adutoras e a Centros de Distribuição

Por: Carlos Lara - imprensa@saaesorocaba.sp.gov.br

Acompanhado de engenheiros da autarquia, o diretor-geral do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) de Sorocaba, Ronald Pereira da Silva, deu sequência nesta terça-feira (17/01) às visitas que vem realizando nas unidades operacionais distribuídas pela cidade, desta vez conhecendo as adutoras na serra de São Francisco e alguns dos Centros de Distribuição de água tratada.

Na serra de São Francisco, o diretor-geral acompanhou todo o trabalho desenvolvido para a contenção das encostas e de proteção às adutoras, que foi necessário após as ocorrências de deslizamentos nos anos de 2004 e 2006, que deixaram a cidade por alguns dias com o abastecimento de água interrompido.

“Das quatro adutoras existentes, estamos atualmente trabalhando na recuperação de uma das de aço, de 500 milímetros de diâmetro, que apresentou sinais de deterioração em alguns trechos, ao longo dos seus 14 quilômetros. Nossa expectativa é de a  colocarmos novamente em carga até o final deste ano, possibilitando assim um ganho substancial no volume de água bruta que a ETA Cerrado recebe para tratamento e distribuição”, destaca Ronald Pereira. As demais adutoras da autarquia que captam água a partir da represa do Clemente, em Itupararanga, são as de 800 milímetros (aço), 500 milímetros (ferro) e 350 milímetros (fibrocimento), que juntas possibilitam uma adução de 2.200 litros de água por segundo.

Após as adutoras, as visitas se estenderam a alguns Centros de Distribuição (CDs) de água tratada da autarquia, como o localizado na rua Horácio Cenci, no Campolim, onde os engenheiros relataram os diversos aspectos técnicos que envolvem a sua operação, entre eles o fato de que a distribuição da água ocorre de duas formas: por gravidade, para os pontos baixos da região abrangida pelo CD, e por bombeamento para os pontos mais altos.

Atualmente, Sorocaba conta com um total de 26 Centros de Distribuição, que juntos somam 52 reservatórios e 81,7 milhões de litros de água tratada.