Diretor-geral do Saae encerra a primeira semana de trabalho com visita às obras
Por: Carlos Lara - imprensa@saaesorocaba.sp.gov.br
No encerramento da sua primeira semana de trabalho à frente do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) de Sorocaba, o diretor-geral Ronald Pereira da Silva visitou nesta sexta-feira (06/01) três importantes obras da autarquia, que estão em pleno andamento: o Reservatório de Detenção de Cheias (RDC) do córrego Água Vermelha, a reforma e ampliação da Estação de Tratamento de Água “Eng. Celso Eufrásio Monteiro” (ETA Éden) e o coletor-tronco do córrego Pirajibu.
“Obras, receitas e despesas, pessoal e plano de governo serão os quatro pilares por meio dos quais pautaremos a nossa administração à frente da autarquia. Precisamos não apenas manter, mas ampliar a infraestrutura hoje existente, acompanhando o desenvolvimento da cidade, e ao mesmo tempo mantendo a instituição saudável financeiramente, motivando nossos funcionários e fazendo cumprir as metas estabelecidas pelo prefeito Crespo”, destaca Ronald.
Depois de ao longo da semana conhecer as unidades da autarquia e conhecer os funcionários, como ocorreu no Centro Operacional da avenida Camilo Júlio; na Estação de Tratamento de Água “Dr. Armando Pannunzio” (ETA Cerrado); e na Estação de Tratamento de Esgoto S-1 (ETE S-1), no final da avenida Dom Aguirre, o diretor-geral começou a sexta-feira de visitas no canteiro de obras do Reservatório de Detenção de Cheias (RDC), na confluência da avenida Washington Luiz com as ruas Visconde do Rio Branco e Bento Mascarenhas Jequitinhonha.
No local, Ronald foi informado pelos diretores e engenheiros da autarquia que o acompanharam sobre o cronograma da obra, suas atuais frentes de e próximas a serem executadas.
“Com essa obra, vamos eliminar as ocorrências de alagamentos verificados em alguns pontos importantes da cidade, em períodos de fortes chuvas, como por exemplo, os cruzamentos da Washington Luiz com a Capitão Bento Mascarenhas Jequitinhonha; Washington Luiz com Comendador Pereira Inácio e Barão de Tatuí com Abrão de Mahuad”, destaca o diretor-geral.
Na sequência, Ronald Pereira e seus assessores se deslocaram até a Estação de Tratamento de Água do Éden, que desde maio do ano passado vem passando por obras de reforma e ampliação, abrangendo todos os seus setores, desde a captação da água bruta para o tratamento até a distribuição nas ruas.
Da mesma forma que ocorreu no RDC, Ronald Pereira cobrou qualidade e celeridade na execução da obra e foi informado pelos responsáveis pela empreiteira executora que o objetivo é abreviar a entrega das intervenções, inicialmente prevista para o final deste ano. “Com essas obras, a ETA do Éden passará dos atuais 200 para 300 litros por segundo de capacidade de produção de água tratada, permitindo que Éden, Cajuru e Aparecidinha – que foi a região mais afetada na crise hídrica de 2014 – ganhem um novo fôlego em termos de abastecimento, considerando também o grande crescimento que vem sendo verificado nesse setor da cidade”, pondera o diretor-geral.
Encerrando o dia de visita às obras, o diretor-geral e engenheiros da autarquia conheceram uma das frentes de trabalho da implantação do coletor-tronco do Pirajibu, na região do Éden/Cajuru.
As obras têm um total de 12 quilômetros de extensão de tubulações de diversos diâmetros já implantadas, com trechos que incluíram travessias sob ruas, avenidas e até o leito do rio Sorocaba, com a utilização de método não destrutível, que consiste na utilização de um equipamento denominado Shield, também conhecido por “tatuzão”, que perfura o solo a profundidades de até 8 metros, e ao mesmo tempo crava os tubos.
“Dentro de no máximo trinta dias, deveremos finalizar essa obra e colocar o coletor-tronco em carga, possibilitando a coleta e o tratamento do esgoto do único córrego da cidade ainda não saneado, um marco também do Programa de Despoluição do Rio Sorocaba, visto que a cidade chegará aos 100% de capacidade instalada para tratar todo o esgoto que produz”, enfatizou Ronald Pereira.
Tags:Água e Esgoto, Saae
