DICA DE QUEM SABE – Aprenda a fazer em casa o slime, brinquedo que é febre entre a garotada
Por: Secom Sorocaba
Para entreter a garotada nesses últimos dias de férias escolares, a arte-educadora Paula Cristina Minatogawa, da Secretaria da Cultura (Secult), ensina o passo a passo para pais e filhos fazerem em casa o “slime” (ou amoeba), uma massinha de modelar que é febre entre meninos e meninas. Com ingredientes simples, é possível fazer a “geleca” e tornar a brincadeira oficial. A receita foi ensinada na programação de férias da Biblioteca Infantil Municipal “Renato Sêneca de Sá Fleury”, realizada neste mês de janeiro.
Além disso, a confecção da massinha é uma atividade educativa, na qual as crianças estimulam a imaginação e a criatividade e conhecem a mistura dos ingredientes e das próprias cores, o que deixa tudo mais divertido.
De acordo com Paula Cristina Minatogawa, a receita usada na programação de férias da Biblioteca Infantil, voltada a crianças de 6 a 12 anos de idade, foi passada por uma das participantes e foi um sucesso. Após botarem a mão na massa, a garotada brincou com o slime no quintal da biblioteca.
Primeiramente, é importante destacar que os pais ou um adulto responsável devem supervisionar as crianças na produção da massinha. Para fazê-la, é necessário ter um tubo pequeno de cola branca; duas colheres (de sopa) de água boricada, que é vendida em qualquer farmácia; corante alimentício da cor que desejar; e espuma de barbear até dar o ponto.
Basta misturar todos os ingredientes num recipiente até que a mistura se desgrude do pote, que pode ser uma caneca. O corante deve ser colocado até obter a cor desejada. “Se quiser pode colocar bolinhas de isopor para brincar”, destaca Paula. Após brincar com o slime, é recomendado que seja colocado em um potinho com tampa para durar mais tempo.
Para mais informações sobre as atividades realizadas na Biblioteca Infantil, que está localizada na rua da Penha, 673, no Centro, basta entrar em contato pelo telefone (15) 3231-5723.
Muito mais por Sorocaba!
Tags:Cultura
