Uma grande festa vai acontecer neste domingo (2), das 17h às 22h, no Mercado Distrital para comemora o Dia Nacional do Samba (2 de dezembro). O evento é aberto ao público e contará com a Feira do Samba, DJ Fiico, de Tietê (SP), e uma Roda de Samba com cantores e grupos da região.
Promovido pela Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo (Secultur), e o Coletivo Samba Sorocaba, o evento reunirá mais de 100 artistas para um grande encontro, que tem como principal objetivo valorizar e fortalecer o Samba, promovendo a disseminação e o enobrecimento desta cultura, atingindo jovens, crianças, adultos e idosos.
“Sorocaba é um celeiro de pessoas talentosas e reunir todo nosso povo em comemoração à essa data especial é fantástico. O Samba resiste há 102 anos, foi e é muita luta para manter viva a história da maior manifestação cultura do nosso país”, destaca o produtor cultural, cantor e compositor Flavinho Batucada, que está à frente do evento pelo Coletivo do Samba. Toda a comunidade, artistas, cantores, grupos, escolas de samba e conselhos estão sendo mobilizados para a comemoração.
O Dia Nacional do Samba surgiu na década de 1940 por iniciativa de um vereador baiano, em homenagem ao compositor Ary Barroso, autor da música “Na Baixa do Sapateiro” (1938), que reverencia a capital da Bahia. A data foi escolhida, pois foi nesse dia que o compositor mineiro visitou Salvador pela primeira vez. A partir de então, a festa foi se espalhando pelo Brasil, virando uma comemoração nacional.
O Mercado Distrital está localizado na rua Benedito Galdino de Barros, 300, na Vila Fiori, na Zona Norte de Sorocaba.