A Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria do Meio Ambiente, Parques e Jardins (Sema), realizará de terça a quinta-feira (12, 13 e 14) palestras em três universidades da cidade e no Parque Zoológico Municipal “Quinzinho de Barros” para celebrar a 3ª edição do Dia Nacional de Urubuzar (DNU). O objetivo é sensibilizar a população para os riscos e impactos do atropelamento de animais nas estradas e divulgar aplicativos que reúnem segurança viária e conservação da biodiversidade.
Organizada pelo Centro Brasileiro de Ecologia de Estradas, da Universidade Federal de Lavras, o DNU é uma mobilização que ocorrerá entre 11 e 17 de novembro em todo o país, com diferentes atividades, para redução do atropelamento de animais nas estradas brasileiras. No dia 15 de novembro, será feito o lançamento do aplicativo U-Safe (https://sousafe.com.br), que reúne o Sistema Urubu e novas funcionalidades para a segurança viária dos usuários de rodovia.
O aplicativo do Sistema Urubu foi lançado em 2014 para monitorar este impacto. Nestes cinco anos de existência o Sistema, que é uma rede social de conservação da biodiversidade, reuniu mais de 25 mil pessoas e mais de 100 mil registros de animais atropelados.
Estimativas do Centro Brasileiro de Ecologia de Estradas mostram que mais de 450 milhões de animais selvagens são atropelados e mortos nas rodovias e estradas do Brasil. A grande maioria das mortes é de animais de pequeno porte, como os sapos, cobras e ratos. No outro extremo estão 2 a 3 milhões de grandes animais, como as antas, capivaras, lobo-guará, onças, cachorros-do-mato, tamanduá, entre outros.
Em Sorocaba, a equipe de Educação Ambiental do Zoológico Municipal “Quinzinho de Barros” vai realizar palestras na Universidade Paulista (Unip), na Universidade de Sorocaba (Uniso), na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e no próprio zoo. No bate-papo, o público poderá conhecer um pouco mais detalhadamente o Sistema Urubu e o U-Safe, além de ser estimulado a fazer o download gratuito do aplicativo e, com isso, também se unir a esta grande rede em prol da segurança de todos, em especial dos animais. Segue abaixo a programação:
Dia 12 de novembro (terça-feira)
Palestra na Unip
Horários: 9h30 e 19h
Público: estudantes do curso de Ciências Biológicas
Apoio: Laboratório de Ecologia Estrutural e Funcional de Ecossistemas
Palestra no Zoológico
Horário: 14h
Público: Funcionários do zoo e público interessado
Local: auditório fechado do zoo
*Para participar, bastar chegar ao auditório 10 minutos antes do horário marcado.
Dia 13 de novembro (quarta-feira)
Palestra no Zoológico
Horário: 14h
Público: Funcionários do zoo e público interessado
Local: auditório fechado do zoo
*Para participar, bastar chegar ao auditório 10 minutos antes do horário marcado.
Palestra na Uniso – Câmpus Cidade Universitária
Horário: 19h
Público: Estudantes do Curso de Ciências Biológicas e de Engenharia Ambiental
Apoio: Curso de Ciências Biológicas e Curso de Engenharia Ambiental
Dia 14 de novembro (quinta-feira)
Palestra na UFSCar
Horário. 13h
Público: Estudantes do Curso de Ciências Biológicas
Apoio: Projeto Meio de Cultura – UFSCar