O Dia Mundial Sem Tabaco, anualmente celebrado em 31 de maio, também será lembrado em Sorocaba. O tema escolhido pela Organização Mundial da Saúde para 2017 foi “Tabaco, uma ameaça para o desenvolvimento”. A coordenadoria de Políticas Sobre Drogas da Secretaria de Igualdade e Assistência Social da Prefeitura de Sorocaba irá realizar diversas atividades na praça Coronel Fernando Prestes, das 8h às 17h, divulgando os males que o tabaco pode causar.
Entre as várias ações da Prefeitura, como atividades físicas e música, serão distribuídos folders informativos demonstrando os riscos do tabagismo e os males que esse vício pode causar à população em geral. Além do material informativo, a coordenadoria de Políticas Sobre Drogas realizará conversas e orientações às pessoas que desejam abandonar o cigarro. Conforme Maria Clara Schnaidman Suarez, da Secretaria de Igualdade e Assistência Social, responsável pela ação, as pessoas poderão ser encaminhadas para a rede de saúde do município para avaliação e acompanhamento.
Dados ainda preocupam
Com as constantes campanhas de conscientização contra o tabagismo, nos últimos dez anos o número de fumantes diários no País caiu de 29% para 12% entre os homens e de 19% para 8% entre as mulheres. Esse indicador demonstra a importância das campanhas pontuais e das ações permanentes de conscientização contra o tabagismo.
A maior incidência do vício, conforme dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) está entre as pessoas de baixa renda que concentra 70% de fumantes entre aqueles com renda abaixo de dois salários mínimos. Essas pessoas chegam a comprometer até 15% do seu orçamento familiar com o cigarro.