Endereço: http://agencia-local.sorocaba.sp.gov.br/dia-mundial-da-vida-selvagem-sera-lembrado-com-a-blitz-da-biodiver/
Acessado em: 01/12/2025 - 10h31

Dia Mundial da Vida Selvagem será lembrado com a Blitz da Biodiversidade

Por: Mariana Campos – macampos@sorocaba.sp.gov.br

Foto: Emerson Ferraz - eferraz@sorocaba.sp.gov.br

Para lembrar o Dia Mundial da Vida Selvagem (3 de março), a Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria do Meio Ambiente (Sema), realiza na próxima terça-feira (dia 8), das 8h30 às 11h30, a 7ª edição da Blitz da Biodiversidade. A atividade acontece na Avenida Itavuvu, em frente ao Parque Natural Municipal Corredores da Biodiversidade (PNMCBio).

Ação de Educação Ambiental realizada pela equipe do Parque Zoológico Municipal “Quinzinho de Barros”, seu objetivo é sensibilizar os motoristas de Sorocaba e região sobre o problema do atropelamento dos animais silvestres, divulgando, ainda, o “Sistema Urubu”, que é a maior rede social de conservação da biodiversidade brasileira.

Segundo dados do Centro Brasileiro de Estudos em Ecologia de Estradas (CBEE), cerca de 475 milhões de animais silvestres são atropelados por ano no Brasil. Sorocaba também sofre com o problema de animais silvestres atropelados, principalmente em sua área rural, e em áreas periféricas da cidade onde se encontram fragmentos de vegetação – entre elas a região do entorno do Parque da Biodiversidade.

De modo geral, os animais atravessam as estradas e rodovias em busca de alimento ou de um novo local para viver, em consequência da destruição dos habitats naturais e do crescimento urbano.

Sobre o aplicativo de celular

O Sistema Urubu possui um aplicativo chamado “Urubu Mobile”, que é gratuito e permite a qualquer cidadão brasileiro (que tenha um aparelho celular com câmera, GPS e internet) auxiliar no monitoramento de casos de animais silvestres atropelados.

Ao encontrar um animal atropelado, a pessoa o fotografa através do aplicativo e a foto e a localização são enviadas ao CBEE que consegue, então, traçar um panorama dos atropelamentos de fauna silvestre em todo o Brasil, o que permite a criação de estratégias e ações preventivas em relação ao problema.