Dia do Mico-leão-dourado teve programação especial no zoo

Por: Secom Sorocaba

O público que visitou o Parque Zoológico Municipal “Quinzinho de Barros” na manhã do último sábado (4) pode participar de uma programação especial gratuita para celebrar o Dia do Mico-leão-dourado, comemorado no dia 2 de agosto, com brincadeiras educativas e um bate-papo sobre a espécie.

As atividades foram programadas pela Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria do Meio Ambiente, Parques e Jardins (Sema). “O nosso intuito foi de aproveitar essa data especial e falar da história de conservação dessa espécie e o trabalho desenvolvido em nosso zoológico”, explica o secretário da Sema, Jessé Loures.

Os visitantes foram convidados a participar da atividade “Pague um mico pelo mico”, na qual tiveram que fazer algo que simbolizasse que estavam “pagando mico” em prol da conservação do mico-leão-dourado.

O público também participou da brincadeira “Quanto pesam as micas?”, e tiveram que adivinhar o peso de Bromélia e Rosalina, as “micas” que vivem no zoológico. O prêmio foi uma visita os bastidores do zoo. Além disso, a Sema fez um bate-papo com os visitantes sobre os micos-leões-dourados e fizeram a entrega de enriquecimento ambiental para Rosalina e Bromélia.

Os micos-leões-dourados (Leontopithecus rosalia), só existem no sudeste do Brasil, mais especificamente na Floresta Atlântica do Estado do Rio de Janeiro e estão ameaçados de extinção. Há cerca de 40 anos, sua espécie chegou perto de desaparecer para sempre pois só existiam uns 200 micos na natureza.

Diversas pessoas e entidades se mobilizaram e, graças a um grande programa de conservação da espécie, atualmente existem cerca de 3.200 micos na natureza. Zoológicos de todo o mundo tiveram um importante papel neste programa de conservação, pois, se não fosse a reprodução dos micos nestas instituições, é bem possível que a espécie já tivesse desaparecido.

O zoo está localizado na rua Theodoro Kaisel, 883, na Vila Hortência, e funciona de terça a domingo, das 9h às 17h. Mais informações pelo telefone (15) 3227.5454.

 

 

Tags: