Instituído por meio da lei federal nº 5.088, de 30 de agosto de 1966, o dia 03 de Setembro é dedicado a homenagear os profissionais responsáveis em realizar, em escala municipal, a manutenção da segurança e da ordem pública: os Guardas Civis Municipais (GCM).
Para o secretário de Segurança e Defesa Civil (Sesdec), Jeferson Gonzaga, os guardas Municipais conquistaram – ao longo do tempo -, seu espaço no âmbito de segurança em todo o território nacional.
“O trabalho de nossos Guardas é diferenciado, principalmente, pelo esforço e comprometimento desses profissionais. Além disso, são pessoas que moram e trabalham na mesma comunidade, agregando mais valor às atividades que eles desenvolvem. O dia do Guarda Civil é uma maneira singela de homenagear e agradecer pelos bons serviços prestados à sociedade”, afirmou o secretário.
Em Sorocaba, a GCM iniciou seus trabalhos no ano de 1.988 por intermédio do ex prefeito Paulo Francisco Mendes, que, na época, compreendeu a necessidade da criação de um órgão público de proteção aos bens, serviços e instalações do município. O departamento contava com uma equipe de 56 guardas, que foi crescendo em paralelo a expansão territorial e populacional da cidade.
No decorrer dos seus anos de existência, novas responsabilidades foram impelidas à Guarda Municipal de Sorocaba. Conforme determina a Constituição Cidadã de 5 de outubro de 1988, o GCM deve, sobretudo, proteger os direitos e garantias individuais de cada cidadão, assegurando a garantia da vida, liberdade, igualdade e segurança a propriedade. Como forma de externizar essas diretrizes, a GCM de Sorocaba institui o lema “Proteger e Servir” a todas as atividades desenvolvidas atualmente.