Faltam sete dias para ocorrer mais uma edição de um dos maiores eventos do mundo, o “Dia do Desafio”.
Tradicional evento de confraternização entre cidades de todo o mundo, celebração do esporte e da atividade física pelas populações dos locais participantes, o evento deste ano será realizado no dia 30 de maio e Sorocaba está programando diversas atividades em espaços públicos, além de contar com a participação de empresas públicas, privadas e da população em geral.
O município é uma das poucas cidades brasileiras que nunca deixou de participar do evento. No ano passado conseguiu obter o envolvimento de quase 26% da sua população.
Em clima de disputa amistosa, o Dia do Desafio que é coordenado na América Latina pelas unidades do Serviço Social do Comercio (Sesc) e em Sorocaba conta com a realização da Prefeitura Municipal através da Secretaria de Esportes e Lazer (Semes), terá a partir desta edição um desafio maior.
As cidades irão concorrer por três anos consecutivos contra seus adversários e a escolhida para inaugurar a nova fase contra Sorocaba foi San Luís, em Cuba, terra de grandes campeões olímpicos no volêi, basquete, e atletismo e com grande envolvimento da sua população em atividades esportivas.
Segundo o Secretário de Esportes, Simei Lamarca, enfrentar um grande centro esportivo como San Luís será marcante para a historia de Sorocaba. “Enfrentar uma cidade que fica no maior núcleo de formação de atletas de Cuba, com toda sua experiência, pode servir para aproximar as duas cidades e construir um diálogo entre nossos povos”, comenta.
O Secretário ainda completa que como a disputa ocorrerá por um ciclo de três anos é esperado que as cidades desenvolvam trocas de experiências nas esferas culturais e esportivas, criando possibilidades de integração entre seus atletas e experiências de gestão.
Para contabilizar a participação as pessoas deverão realizar pelo menos quinze minutos de atividades físicas, de esporte ou lazer e comunicar o feito à central do evento no Sesc pelo telefone 0800 770-5050.
Breve Histórico – Dia do Desafio
O Dia do Desafio começou por iniciativa do prefeito de uma pequena cidade canadense em 1983. Para combater o frio, que beirava os 20 graus negativos, ele propôs uma ação para movimentar e socializar os habitantes da cidade.
As pessoas eram chamadas a realizar atividades físicas ou recreativas por quinze minutos. No ano posterior uma cidade vizinha foi convidada a participar e surgiu o saudável desafio de avaliar quem conseguia mobilizar mais os seus moradores.
Gradativamente mais localidades foram participando ao redor do mundo. A partir do ano 2000 o SESC assumiu a organização do Dia do Desafio e sua realização é de responsabilidade das prefeituras das cidades participantes.